Formação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Heidegger ao tratar do [[sentido]] da ciência remete para a questão da formação. Isto é importante para se pensar o homem moderno como o homem crítico, como um ser crítico ([[ente]]). Porém, o que é crítico? Ele se funda no diferenciar. Heidegger vai constatar que um tal homem só é aceitável na medida em que se dimensiona pelo que é digno de ser pensado. "Pensar o sentido tem outra essência do que a consciência e o conhecimento da ciência. Também é de outra essência do que a formação. A palavra ''bilden'', formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de [[parâmetro]] à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um [[paradigma]] previamente estabelecido e de uma posição orientada em todas as direções. Ora, estabelecer um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio pressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por usa vez, há de se fundar por uma fé no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios" (1). O pensamento do sentido pode ser também visto como [[medida]], no ensaio "... poeticamente o homem habita..." (2).
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: Heidegger ao tratar do [[sentido]] da ciência remete para a questão da formação. Isto é importante para se pensar o homem moderno como o homem crítico, como um ser crítico ([[ente]]). Porém, o que é crítico? Ele se funda no diferenciar. Heidegger vai constatar que um tal homem só é aceitável na medida em que se dimensiona pelo que é digno de ser pensado. "Pensar o sentido tem outra essência do que a consciência e o conhecimento da ciência. Também é de outra essência do que a formação. A palavra ''bilden'', formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de [[parâmetro]] à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um [[paradigma]] previamente estabelecido e de uma posição orientada em todas as direções. Ora, estabelecer um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio pressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por usa vez, há de se fundar por uma fé no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios" (1). O pensamento do sentido pode ser também visto como [[medida]], no ensaio "... poeticamente o homem habita..." (2).
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:(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 58  
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: (1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 58  
:(2) HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente o homem habita...". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 165-82.
:(2) HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente o homem habita...". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 165-82.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 49.
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Edição de 22h27min de 25 de Julho de 2019

1

O projeto de construção da realidade e do homem tem na questão da formação um tema central. No final do ensaio "Ciência e pensamento do sentido" (1), Martin Heidegger constata os limites do sistema em correlação com a própria essência do conhecimento científico. A questão da formação é também referida em Stuart Hall (2), ligando-a ao feminismo. Ele trabalha, no entanto, com um conceito de identidade epistemológico e não ontológico. Por isso, não pensa a identidade/diferença tendo como fundo a essência da verdade/liberdade, já que não questiona a essência do conhecimento.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
(2) HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio: DP&A, 2003, pp. 45-6.


2

Para falar de construção do humano como formação é necessário abordar as seguiintes questões: a) o éthos; b) a felicidade; c) a Cura; d) a poíesis; e) a diferença entre saber e sabedoria; f) a relação do vigor do poético e da essência do agir.


- Manuel Antônio de Castro


3

Heidegger ao tratar do sentido da ciência remete para a questão da formação. Isto é importante para se pensar o homem moderno como o homem crítico, como um ser crítico (ente). Porém, o que é crítico? Ele se funda no diferenciar. Heidegger vai constatar que um tal homem só é aceitável na medida em que se dimensiona pelo que é digno de ser pensado. "Pensar o sentido tem outra essência do que a consciência e o conhecimento da ciência. Também é de outra essência do que a formação. A palavra bilden, formar-se, significa, por um lado, propor e prescrever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e de uma posição orientada em todas as direções. Ora, estabelecer um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio pressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por usa vez, há de se fundar por uma fé no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios" (1). O pensamento do sentido pode ser também visto como medida, no ensaio "... poeticamente o homem habita..." (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 58
(2) HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente o homem habita...". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 165-82.


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 49.



Ver também:
Ferramentas pessoais