Cidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Ora, para um [[pensamento]] radical, os alicerces de sustentação e os fundamentos da decisão política se concentram no viço de uma Cidade. Pois é este viço originário, é esta força que, tanto Platão como Aristóteles chamavam de ''Politeia'' e nós hoje chamamos de [[modelo]] democrático" (1).
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: "Ora, para um [[pensamento]] [[radical]], os alicerces de sustentação e os [[fundamentos]] da [[decisão]] [[política]] se concentram no viço de uma [[Cidade]]. Pois é este [[viço]] [[originário]], é esta [[força]] que, tanto [[Platão]] como [[Aristóteles]] chamavam de ''Politeia'' e nós hoje chamamos de [[modelo]] [[democrático]]" (1).
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: Referência bibliográfica:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. ''Filosofia contemporânea''. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 184.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. '''Filosofia contemporânea'''. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 184.
* Consulte também [[Polis]].
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Edição de 21h45min de 8 de fevereiro de 2024

1

"Toda cidade emerge, pois, de tensões e conflitos entre a liberdade de criação e os interesses de colaboração, entre a espontaneidade das forças de convivência e a pressão das necessidades de satisfação" (1).


Referência bibliográfica:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. Filosofia contemporânea. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 185.


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2

"Ora, para um pensamento radical, os alicerces de sustentação e os fundamentos da decisão política se concentram no viço de uma Cidade. Pois é este viço originário, é esta força que, tanto Platão como Aristóteles chamavam de Politeia e nós hoje chamamos de modelo democrático" (1).


Referência bibliográfica:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. Filosofia contemporânea. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 184.


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3

"Assim o modelo democrático de Cidade é sempre e constantemente um desafio sistêmico. O homem, o cidadão, o político são tão importantes e decisivos que o sistema tem de funcionar com eficiência. Sem eficiência sistêmica ninguém pode assumir, lidar ou transformar numa cidade democrática a fragilidade dos próprios limites e a falibilidade da própria liberdade" (1).


Referência bibliográfica:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. Filosofia contemporânea. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 187.


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