Claridade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Não se deve reduzir a [[luz]] à [[claridade]]. A [[escuridão]] também pertence à [[luz]] e por isso mesmo nunca deixa de [[ser]] [[luminosa]]. A [[luz]] é [[tensão]] [[ontológica]], a [[tensão]] da [[unidade]] de [[claridade]] e [[escuridão]] no [[próprio]] [[ser]] dos [[seres]]. É desta [[unidade]] que [[Heráclito]] de Éfeso diz que [[tudo]] é [[Um]]: (''én panta einai'') (Diels, 50)" (1).

Edição de 15h18min de 1 de janeiro de 2020

1

"A cor pertence ao âmbito da visão, todavia, sem claridade não é possível ver nenhuma cor. Mas claridade não é uma coisa, algo que tenha o modo de ser de um conteúdo ou objeto sensível. A claridade é tão inapreensível como o nada e o vazio. Por isso mesmo toda explicação objetiva e/ou subjetiva da luz não chega até à essência da luz, mas a supõe. É que a essência da luz está na claridade em que nós, homens, nos movemos e existimos" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea: doação de ser". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p.209.

2

"Não se deve reduzir a luz à claridade. A escuridão também pertence à luz e por isso mesmo nunca deixa de ser luminosa. A luz é tensão ontológica, a tensão da unidade de claridade e escuridão no próprio ser dos seres. É desta unidade que Heráclito de Éfeso diz que tudo é Um: (én panta einai) (Diels, 50)" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A luz na arte grega". In: -----. Filosofia grega - Uma Introdução. Teresópolis: Daimon, 2010, p. 89.
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