Horizonte
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:Todo enigma e imprecisão do limite se expressa bem no termo horizonte, do grego ''horidzo'', que significa limitar. E esse enigma vê-se bem numa pergunta: Como caminhar até a linha do horizonte?, pois quanto mais nele caminhamos e o pro-curaamos mais o horizonte se abre em novas possibilidades. Essa é a [[utopia]] cotidiana do viver o que podemos ser, o que nos é próprio.A esta abertura de possibilidades para o realizar-se do ser humano cotidiano e utópico é o que se chama ''transcendência'', abertura de mundo, ''lógos''. | :Todo enigma e imprecisão do limite se expressa bem no termo horizonte, do grego ''horidzo'', que significa limitar. E esse enigma vê-se bem numa pergunta: Como caminhar até a linha do horizonte?, pois quanto mais nele caminhamos e o pro-curaamos mais o horizonte se abre em novas possibilidades. Essa é a [[utopia]] cotidiana do viver o que podemos ser, o que nos é próprio.A esta abertura de possibilidades para o realizar-se do ser humano cotidiano e utópico é o que se chama ''transcendência'', abertura de mundo, ''lógos''. | ||
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- | :SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: ''Linha de pesquisa - Revista de Letras da UVA'', Ano I, No. 1, out. de 2000, pp. 33-34. | + | :(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: ''Linha de pesquisa - Revista de Letras da UVA'', Ano I, No. 1, out. de 2000, pp. 33-34. |
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- | :Horizonte foi um termo lançado por Husserl, mas que ainda é, em sua obra, um conceito empírico fenomenológico. Heidegger o re-elaborou dando-lhe uma dimensão transcendental ''a priori''. Está relacionado à pergunta e ao saber e ao não-saber-ciente. | + | :Horizonte foi um termo lançado por Husserl, mas que ainda é, em sua obra, um conceito empírico fenomenológico. Heidegger o re-elaborou dando-lhe uma dimensão transcendental ''a priori''. Está relacionado à pergunta e ao [[saber]] e ao não-saber-ciente. |
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:HUMMES, Cláudio. "Metafísica". Mimeo, 1963, p. 46. Acessível em: [http://travessiapoetica.blogspot.com Travessia Poética]. | :HUMMES, Cláudio. "Metafísica". Mimeo, 1963, p. 46. Acessível em: [http://travessiapoetica.blogspot.com Travessia Poética]. | ||
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Edição de 12h34min de 13 de março de 2009
1
- Todo enigma e imprecisão do limite se expressa bem no termo horizonte, do grego horidzo, que significa limitar. E esse enigma vê-se bem numa pergunta: Como caminhar até a linha do horizonte?, pois quanto mais nele caminhamos e o pro-curaamos mais o horizonte se abre em novas possibilidades. Essa é a utopia cotidiana do viver o que podemos ser, o que nos é próprio.A esta abertura de possibilidades para o realizar-se do ser humano cotidiano e utópico é o que se chama transcendência, abertura de mundo, lógos.
2
- Pelo horizonte tem-se "a elaboração de uma estrutura e a abertura de uma coalescência de inesgotável indeterminação" (1).
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da ironia". In: Linha de pesquisa - Revista de Letras da UVA, Ano I, No. 1, out. de 2000, pp. 33-34.
3
- Horizonte foi um termo lançado por Husserl, mas que ainda é, em sua obra, um conceito empírico fenomenológico. Heidegger o re-elaborou dando-lhe uma dimensão transcendental a priori. Está relacionado à pergunta e ao saber e ao não-saber-ciente.
- Referências:
- HUMMES, Cláudio. "Metafísica". Mimeo, 1963, p. 46. Acessível em: Travessia Poética.
4
- Quando se considera a questão do horizonte em toda a sua amplitude aparece uma das características de Hermes, o deus das encruzilhadas. Ora, essas encruzilhadas são tanto as do horizonte (vertical e horizontal) como as de limite e não-limite, verdade e não-verdade, ser e não-ser. Por isso, o ser humano é ser-entre (Dasein) e seu percurso se dá no discurso da tra-vessia. Ele é um ser-em-travessia como entre-ser, na liminaridade do horizonte.
5
- "Em tudo, que aí vamos, nós nos percebemos numa dada posição. É que horizonte, panorama e perspectiva se coordenam e referem à posição que ocupamos [...] A solidez e estabilidade de uma posição não dependem nem da perspectiva nem do horizonte nem do panorama. Dependem da abertura que, possibilitando perspectivas, dá acesso à visibilidade de horizonte e panorama. Por isso só nos é acessível o que se nos pro-sta aberto pela abertura. Só temos acesso àquilo para o que estamos abertos [...] A abertura não nos abre apenas o acessível. Também o acesso ao inacessível, como tal, nos é facultado pela abertura que se exerce na própria diferenciação de aberto e fechado, acessível e inacessível" (1).
- Referências:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar I. Petrópolis, Vozes, 1977, p.184-185.