Fogo

De Dicionário de Poética e Pensamento

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:"Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a [[qualidade]] de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos." (1) Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num [[elemento]] [[originário]].
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: "Na maioria dos textos mitológicos, o [[fogo]] tem a [[qualidade]] de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos [[rituais]] [[religiosos]]" (1).
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:(1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.
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: (1) [[HERÃCLITO]].''' Fragmento 66. In: Os [[pensadores]] [[originários]] - Anaximandro, Parmênides, [[Heráclito]]. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75.'''
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: "Na [[cultura]] chinesa, sem partir de [[dicotomias]], a [[energia]] que flui em nosso [[corpo]] e o constitui como um todo na [[unidade]] de suas [[partes]], é proveniente de cinco [[fontes]] de [[energia]] interligadas [[essencialmente]] através dos cinco [[elementos]], na [[disputa]] (''[[polemos]]'', dizem os [[gregos]]) [[entre]] [[Yin]] e [[Yan]]. Os cinco [[elementos]] são: [[Fogo]], [[Terra]], Metal, [[Ãgua]], Madeira ([[matéria]]). E as [[energias]] são: 1a. [[ancestral]]; 2a. dos alimentos; 3a. do [[ar]]; 4a. do [[cosmo]] / meio ambiente; 5a. das [[relações]] [[afetivas]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Filosofia]] e o [[pensamento]] do [[corpo]]". In: [[Desdobramentos]] do [[corpo]] no século XXI. MONTEIRO, Maria Conceição & GIUCCI, Guilhermo (orgs.). Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2016, p. 23.'''

Edição atual tal como 22h21min de 4 de fevereiro de 2025

1

"Na maioria dos textos mitológicos, o fogo tem a qualidade de purificação e transformação, sendo por isso usado em muitos rituais religiosos" (1).
Em Heráclito, contudo, a questão do fogo ocupa um lugar central e se constitui num elemento originário.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) FRANZ, Marie Louise von. A interpretação dos contos de fada. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981, p.112.
Ver também:
*Iluminar

2

"O fogo, sobrevindo, há de distinguir e reunir todas as coisas" (1).


Referência:
(1) HERÃCLITO. Fragmento 66. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 75.

3

"Na cultura chinesa, sem partir de dicotomias, a energia que flui em nosso corpo e o constitui como um todo na unidade de suas partes, é proveniente de cinco fontes de energia interligadas essencialmente através dos cinco elementos, na disputa (polemos, dizem os gregos) entre Yin e Yan. Os cinco elementos são: Fogo, Terra, Metal, Ãgua, Madeira (matéria). E as energias são: 1a. ancestral; 2a. dos alimentos; 3a. do ar; 4a. do cosmo / meio ambiente; 5a. das relações afetivas" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Filosofia e o pensamento do corpo". In: Desdobramentos do corpo no século XXI. MONTEIRO, Maria Conceição & GIUCCI, Guilhermo (orgs.). Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2016, p. 23.
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