Percepção

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: " ''Per'' é uma preposição que traduz a [[circunstância]] de um [[lugar]] e, por isso, traduz o circular de um movimento. Comumente é traduzida como através de. Assim sendo, percepção concentra a [[experiência]] do aprender perpassando um [[caminho]], isto é, caminhando" (1). Já o [[aprender]] da percepção está ligado à segunda parte da palavra ''per-cepção''. ''-cepção'' formou-se do verbo latino: ''capere'' que diz o pegar, agarrar, prender. Portanto, o aprender é um processo, um [[acontecimento]], onde cada um tende para (é o que diz a preposição latina ''ad-'') aquilo que nos prende e agarra: o [[princípio]] de tudo. Não é, portanto, o [[sujeito]] que aprende, mas o deixar-se tomar por, tendendo para o princípio, numa palavra, dispondo-se para o que nos pode e deve prender. E isso se dá somente numa caminhada, isto é, num ''per-'' (2).
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: " ''Per-'' é uma preposição que traduz a [[circunstância]] de um [[lugar]] e, por isso, traduz o circular de um movimento. Comumente é traduzida como através de. Assim sendo, [[percepção]] concentra a [[experiência]] do [[aprender]] perpassando um [[caminho]], isto é, caminhando" (1). Já o [[aprender]] da [[percepção]] está ligado à segunda parte da [[palavra]] ''per-cepção'': ''-cepção'' formou-se do verbo latino: ''capere'' que diz o pegar, agarrar, prender. Portanto, o [[aprender]] é um processo, um [[acontecimento]], onde cada um tende para (é o que diz a preposição latina ''ad-'') aquilo que nos prende e agarra: o [[princípio]] de tudo. Não é, portanto, o [[sujeito]] que aprende, mas o deixar-se tomar por, tendendo para o [[princípio]], numa [[palavra]], dispondo-se para o que nos pode e deve prender. E isso se dá somente numa caminhada, isto é, num ''per-''.
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: - (2) [[Manuel Antônio de Castro]].
 
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: - (1) LUZIE, Marta. ''A dobra e o destino''. Rio de Janeiro: Sette Letras, p. 27.
 
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: - (1) LUZIE, Marta. ''A dobra e o destino''. Rio de Janeiro: Sette Letras, p. 27.
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Edição de 20h16min de 4 de Novembro de 2017

1

"A percepção é um acontecimento em que o homem, nele acontecendo, entra no acontecer histórico como o ente que é, isso quer dizer, no sentido literal da palavra, em que o homem mesmo chega ao Ser. [...] A percepção é o acontecimento que possui o homem." (1)


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 165.


2

" Per- é uma preposição que traduz a circunstância de um lugar e, por isso, traduz o circular de um movimento. Comumente é traduzida como através de. Assim sendo, percepção concentra a experiência do aprender perpassando um caminho, isto é, caminhando" (1). Já o aprender da percepção está ligado à segunda parte da palavra per-cepção: -cepção formou-se do verbo latino: capere que diz o pegar, agarrar, prender. Portanto, o aprender é um processo, um acontecimento, onde cada um tende para (é o que diz a preposição latina ad-) aquilo que nos prende e agarra: o princípio de tudo. Não é, portanto, o sujeito que aprende, mas o deixar-se tomar por, tendendo para o princípio, numa palavra, dispondo-se para o que nos pode e deve prender. E isso se dá somente numa caminhada, isto é, num per-.


Manuel Antônio de Castro


Referência:
- (1) LUZIE, Marta. A dobra e o destino. Rio de Janeiro: Sette Letras, p. 27.

3

"Na percepção, nós recebemos o real nas sensações e nos sentimentos de nossa sensibilidade. E somos tocados e tão mobilizados pela rosa que a respeitamos e deixamos ser rosa, sem intervenção de espécie alguma. Outra bem outra, é a atitude da ciência ao observar a rosa. A rosa deixa de ser rosa para enquadrar-se numa classe, num gênero, numa espécie, numa família ou para submeter-se a um experimento e transformar-se num perfume, num chá ou num arranjo" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Ócio e negócio". In: Revista Tempo Brasileiro - Caminhos do pensamento hoje: novas linguagens no limiar do terceiro milênio, 136, jan.-mar., 1999, p. 74.
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