Educação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"A palavra "''bilden''" formar-se, significa, por um lado, propor e prescerever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar [[disposições]] previamente dadas. A [[formação]] apresenta ao homem um [[modelo]] para servir de [[parâmetro]] à sua ação e omissão. Toda formação necessita de uma [[paradigma]] previamente estabelecido e um [[ideal]] comum de formação e garantir-lhe o domínio paressupõe uma [[situação]] inquestionável e estável em todos os sentidos. esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma [[fé]] no poder irresistível de uma [[razão]] imutável e seus [[princípios]]. O [[pensamento]] do sentido, ao invés, nos põe a [[caminho]] do lugar de nossa [[morada]]" (1). Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na [[Modernidade]], época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a [[realidade]] não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.
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:"A palavra "''bilden''" formar-se, significa, por um lado, propor e prescerever um [[modelo]]. Por outro, desenvolver e transformar [[disposições]] previamente dadas. A [[formação]] apresenta ao homem um [[modelo]] para servir de [[parâmetro]] à sua [[ação]] e omissão. Toda [[formação]] necessita de um [[paradigma]] previamente estabelecido e um [[ideal]] comum de [[formação]] e garantir-lhe o domínio paressupõe uma [[situação]] inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma [[fé]] no poder irresistível de uma [[razão]] imutável e seus [[princípios]]. O [[pensamento]] do [[sentido]], ao invés, nos põe a [[caminho]] do lugar de nossa [[morada]]" (1). Vemos nitidamente o que é uma [[educação]] originária, a do [[pensamento]], e a formal, segundo [[modelos]] prévios. Na [[Modernidade]], [[época]] das [[visões de mundo]], predomina a [[educação]] formal, paradigmática. Porém, a [[realidade]] não cabe em [[paradigmas]] nem a [[educação]] formal pode dar conta do [[real]].

Edição de 02h50min de 12 de Julho de 2017

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"A palavra "bilden" formar-se, significa, por um lado, propor e prescerever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio paressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios. O pensamento do sentido, ao invés, nos põe a caminho do lugar de nossa morada" (1). Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na Modernidade, época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a realidade não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.
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