Distância
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→2) |
||
Linha 6: | Linha 6: | ||
== 2 == | == 2 == | ||
- | :Distância e [[proximidade]] se fundam no [[paradoxo]] do [[entre]]. É que toda [[diferença]] se dá num entre. Na [[relação]] do [[leitor]] com a [[obra]], essa proximidade e distância é [[concreta]]. Então devemos afirmar a distinção fundamental pela qual a primeira condição para haver o [[diálogo]] é que haja em primeiro lugar o [[autodiálogo]] e a [[autoescuta]]. Se ainda não sei o que sou, mas procuro, daí a proximidade, como saber o que sou e não sou em relação ao outro?, daí a distância. A condição para eu [[apreender]] e [[escutar]] o [[outro]] é [[eu]] me | + | :Distância e [[proximidade]] se fundam no [[paradoxo]] do [[entre]]. É que toda [[diferença]] se dá num entre. Na [[relação]] do [[leitor]] com a [[obra]], essa [[proximidade]] e distância é [[concreta]]. Então devemos afirmar a distinção fundamental pela qual a primeira condição para haver o [[diálogo]] é que haja em primeiro lugar o [[autodiálogo]] e a [[autoescuta]]. Se ainda não sei o que sou, mas procuro, daí a proximidade, como saber o que sou e não sou em relação ao [[outro]]?, daí a distância. A condição para [[eu]] [[apreender]] e [[escutar]] o [[outro]] é [[eu]] me [[procurar]] e [[escutar]] continuamente, no estar sendo o que sou: [[proximidade]] e distância. |
: [[Manuel Antônio de Castro]] | : [[Manuel Antônio de Castro]] |
Edição de 01h51min de 26 de Novembro de 2016
1
- Jamais a proximidade será a realização de todas as possibilidades. Nunca haverá uma anulação da distância nem uma plenitude total na proximidade, simplesmente porque é impossível tanto a distância total quanto a proximidade total (1).
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 307.
2
- Distância e proximidade se fundam no paradoxo do entre. É que toda diferença se dá num entre. Na relação do leitor com a obra, essa proximidade e distância é concreta. Então devemos afirmar a distinção fundamental pela qual a primeira condição para haver o diálogo é que haja em primeiro lugar o autodiálogo e a autoescuta. Se ainda não sei o que sou, mas procuro, daí a proximidade, como saber o que sou e não sou em relação ao outro?, daí a distância. A condição para eu apreender e escutar o outro é eu me procurar e escutar continuamente, no estar sendo o que sou: proximidade e distância.