Narrativa

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : Narrativa: muitas e muitas são as teorias do que seja a narrativa. Porém, ela se funda em algo tão simples quanto complexo, e até diria misterioso: ...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: Narrativa: muitas e muitas são as [[teorias]] do que seja a narrativa. Porém, ela se funda em algo tão [[simples]] quanto [[complexo]], e até diria [[misterioso]]: a [[condição humana]] e suas [[vicissitudes]]. E o grande [[pensador]] e [[narrador]] que é Guimarães Rosa sintetisou isso de uma maneira genial: [[travessia]]. Dizer o que somos enquanto uma travessia de [[realização]] é [[narrar]] sempre narrativas [[originais]]. Narrativa é travessia. A cada ser humano corresponde uma travessia [[entre]] o nada criativo e o tudo da plenitude: nisso corresponde a sua narrativa de vida, que só se dá acontecendo, realizando-se concretamente em defrontar-se com tudo o que nos foi dado para [[ser]]. Toda narrativa é narrativa de [[vidas]] defrontando-se com suas [[questões]], que se tornam o [[cerne]], a [[essência]] de todo [[enredo]] [[verdadeiro]]. Nenhuma narrativa é [[autêntica]] se não se [[fundar]] no [[experienciar]] as questões com as quais temos de nos defrontar em nossas vidas. Se travessia é narrativa. Toda narrativa é narrativa de questões.
+
: Narrativa: muitas e muitas são as [[teorias]] do que seja a narrativa. Porém, ela se funda em algo tão [[simples]] quanto [[complexo]], e até diria [[misterioso]]: a [[condição humana]] e suas [[vicissitudes]]. E o grande [[pensador]] e [[narrador]] que é Guimarães Rosa sintetizou isso de uma maneira genial: [[travessia]]. Dizer o que somos enquanto uma travessia de [[realização]] é [[narrar]] sempre narrativas [[originais]]. Narrativa é travessia. A cada ser humano corresponde uma travessia [[entre]] o nada criativo e o tudo da plenitude: nisso corresponde a sua narrativa de vida, que só se dá acontecendo, realizando-se concretamente em defrontar-se com tudo o que nos foi dado para [[ser]]. Toda narrativa é narrativa de [[vidas]] defrontando-se com suas [[questões]], que se tornam o [[cerne]], a [[essência]] de todo [[enredo]] [[verdadeiro]]. Nenhuma narrativa é [[autêntica]] se não se [[fundar]] no [[experienciar]] as questões com as quais temos de nos defrontar em nossas vidas. Se travessia é narrativa, toda narrativa é narrativa de questões.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 13h40min de 24 de Novembro de 2015

1

Narrativa: muitas e muitas são as teorias do que seja a narrativa. Porém, ela se funda em algo tão simples quanto complexo, e até diria misterioso: a condição humana e suas vicissitudes. E o grande pensador e narrador que é Guimarães Rosa sintetizou isso de uma maneira genial: travessia. Dizer o que somos enquanto uma travessia de realização é narrar sempre narrativas originais. Narrativa é travessia. A cada ser humano corresponde uma travessia entre o nada criativo e o tudo da plenitude: nisso corresponde a sua narrativa de vida, que só se dá acontecendo, realizando-se concretamente em defrontar-se com tudo o que nos foi dado para ser. Toda narrativa é narrativa de vidas defrontando-se com suas questões, que se tornam o cerne, a essência de todo enredo verdadeiro. Nenhuma narrativa é autêntica se não se fundar no experienciar as questões com as quais temos de nos defrontar em nossas vidas. Se travessia é narrativa, toda narrativa é narrativa de questões.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais