Certeza
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 6: | Linha 6: | ||
: (1) BENOIT, Hector. ''O nascimento da razão negativa''. São Paulo: Moderna, p. 5. | : (1) BENOIT, Hector. ''O nascimento da razão negativa''. São Paulo: Moderna, p. 5. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :A [[questão]] do verdadeiro enquanto [[proposição]] adequada entre o dito e a [[coisa]] (ente, sendo, ''to on'', real), o que é, gera as certezas e estas anulam o [[vigorar]] [[verbal]] da [[dialética]] de [[verdade]] e [[não-verdade]]. Estas não são meros [[atributos]], mas o próprio [[ser]] se dando e manifestando em tudo que é e não-é. O certo surge da [[proposição]] enquanto [[juízo]], mas não é necessariamente o verdadeiro, porque este não é um simples atributo de um [[sujeito]], mas o modo como o ser se manifesta e vem ao [[aparecer]]. Sem aparecer não pode haver proposição e, portanto, certeza. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]] |
Edição de 02h35min de 11 de Agosto de 2013
1
- "Os atenienses, como a maioria dos homens em todas as épocas, tinham muitas certezas, sem jamais se perguntarem de onde e como tinham surgido tais certezas. Pensavam saber o que era cada uma das coisas, a beleza, a coragem, a justiça, mas quando indagados mais profundamente e mais insistentemente, o ser do seu pretenso saber se diluía em uma multiplicidade de palavras desconexas e proposições contraditórias" (1).
- Referência:
- (1) BENOIT, Hector. O nascimento da razão negativa. São Paulo: Moderna, p. 5.
2
- A questão do verdadeiro enquanto proposição adequada entre o dito e a coisa (ente, sendo, to on, real), o que é, gera as certezas e estas anulam o vigorar verbal da dialética de verdade e não-verdade. Estas não são meros atributos, mas o próprio ser se dando e manifestando em tudo que é e não-é. O certo surge da proposição enquanto juízo, mas não é necessariamente o verdadeiro, porque este não é um simples atributo de um sujeito, mas o modo como o ser se manifesta e vem ao aparecer. Sem aparecer não pode haver proposição e, portanto, certeza.