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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Contudo, a [[concepção]] [[mítica]] [[fundada]] na [[identidade]] ([[ipseidade]]) e [[diferença]] ([[alteridade]]) só se compreende enquanto ''[[génos]]''. A [[possibilidade]] de alguém [[ser]] ele-mesmo e ao mesmo tempo outro-que-não-ele não ocorre no plano de uma [[natureza]] [[pessoal]], mas na [[natureza]] do ''[[génos]]'', enquanto “expressão em que momentaneamente se manifesta o [[ser]] do [[Fundamento]]-''[[Genitor]]'', isto é, a [[natureza]] Fundamental do ''[[génos]]''” (Torrano: 1992, 78) (1). A [[tradução]] desta [[palavra]] por [[raça]], estirpe ou [[família]], embora correta, não apreende o seu [[significado]] [[essencial]]. ''[[Génos]]'' deriva de ''gignomai'' ([[nascer]], [[devir]]). O ''[[génos]]'' comum a um grupo de [[indivíduos]] marca a [[comunhão]] de uma [[natureza]] por [[nascimento]], formando uma [[comunidade]]. Essa [[natureza]] é que os constitui mais do que outro fator qualquer. O [[indivíduo]] vale e se define pelo seu ''[[génos]]'', de tal maneira que “todas as [[ações]], decisões, falhas e êxitos do [[indivíduo]] têm [[fonte]] não na [[individualidade]] dele, mas nessa [[natureza]] supra-individual que caracteriza o ''[[génos]]''” (Torrano: 1992,78)(2) "(3).
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: "Contudo, a [[concepção]] [[mítica]] [[fundada]] na [[identidade]] ([[ipseidade]]) e [[diferença]] ([[alteridade]]) só se compreende enquanto ''[[génos]]''. A [[possibilidade]] de alguém [[ser]] ele-mesmo e ao mesmo tempo outro-que-não-ele não ocorre no plano de uma [[natureza]] [[pessoal]], mas na [[natureza]] do ''[[génos]]'', enquanto “expressão em que momentaneamente se manifesta o [[ser]] do [[Fundamento]]-''[[Genitor]]'', isto é, a [[natureza]] Fundamental do ''[[génos]]''” (Torrano: 1992, 78) (1).  
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: A [[tradução]] desta [[palavra]] por [[raça]], estirpe ou [[família]], embora correta, não apreende o seu [[significado]] [[essencial]]. ''[[Génos]]'' deriva de ''gignomai'' ([[nascer]], [[devir]]). O ''[[génos]]'' comum a um grupo de [[indivíduos]] marca a comunhão de uma [[natureza]] por [[nascimento]], formando uma [[comunidade]]. Essa [[natureza]] é que os constitui mais do que outro fator qualquer. O [[indivíduo]] vale e se define pelo seu ''[[génos]]'', de tal maneira que “todas as [[ações]], decisões, falhas e êxitos do [[indivíduo]] têm [[fonte]] não na [[individualidade]] dele, mas nessa [[natureza]] supra-individual que caracteriza o ''[[génos]]''” (Torrano: 1992,78)(2) "(3).
: Referência:  
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ulisses e a Escuta do Canto das Sereias”. In: -----. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 166.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Ulisses]] e a [[Escuta]] do [[Canto]] das [[Sereias]]”. In: -----. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 166.'''
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: tem tanta [[potência]]
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: de uma [[relação]] romântica    (1)
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:  (1) KAUR, rupi. '''meu corpo / minha casa'''. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 70.
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: [[você]] é uma só [[pessoa]]
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: mas quando [[você]] avança
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: uma [[comunidade]] inteira
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: anda por meio de [[você]] 
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: '' - ninguém anda sozinho''  (1)
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:  (1) KAUR, rupi. '''meu corpo / minha casa'''. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 146.

Edição atual tal como 22h31min de 24 de Abril de 2025

1

"Contudo, a concepção mítica fundada na identidade (ipseidade) e diferença (alteridade) só se compreende enquanto génos. A possibilidade de alguém ser ele-mesmo e ao mesmo tempo outro-que-não-ele não ocorre no plano de uma natureza pessoal, mas na natureza do génos, enquanto “expressão em que momentaneamente se manifesta o ser do Fundamento-Genitor, isto é, a natureza Fundamental do génos” (Torrano: 1992, 78) (1).
A tradução desta palavra por raça, estirpe ou família, embora correta, não apreende o seu significado essencial. Génos deriva de gignomai (nascer, devir). O génos comum a um grupo de indivíduos marca a comunhão de uma natureza por nascimento, formando uma comunidade. Essa natureza é que os constitui mais do que outro fator qualquer. O indivíduo vale e se define pelo seu génos, de tal maneira que “todas as ações, decisões, falhas e êxitos do indivíduo têm fonte não na individualidade dele, mas nessa natureza supra-individual que caracteriza o génos” (Torrano: 1992,78)(2) "(3).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ulisses e a Escuta do Canto das Sereias”. In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 166.

2

o amor da família
dos amigos e da comunidade
tem tanta potência
quanto o amor
de uma relação romântica (1)


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 70.

3

você é uma só pessoa
mas quando você avança
uma comunidade inteira
anda por meio de você
- ninguém anda sozinho (1)


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 146.
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