Tipo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Tipo]]: [[objeto]] ou [[indivíduo]] que possui um elevado grau de caracteres essenciais ou distintivos de todos os [[objetos]] ou [[indivíduos]] da mesma [[espécie]]; conjunto de feições características de uma [[raça]], de uma  [[família]] (exemplos: o [[tipo]] asiático, chinês, árabe etc.); [[figura]], [[personagem]] [[original]]. Esta palavra tem muitos significados. Formação: [[Grego]] ''Typos'': cunho, molde" (1).
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: (1) AULETE, Caldas. '''[[Dicionário]] [[contemporâneo]] da [[Língua]] [[Portuguesa]], em 5 volumes. Rio de Janeiro: Editora Delta, 5. e. Brasileira, v. V, 1964, p. 3971.'''
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: " “[[Tipo]]” é uma [[imagem]]-[[clichê]]. Como [[clichê]], pode [[ser]] uma [[imagem]] com dupla força de [[presença]]: mostrar o [[clichê]] e desfazer o [[clichê]] como [[ideia]]. Nesse [[sentido]], operará ao nível da ''[[poiesis]]'' na medida em que como [[linguagem]] [[poética]], desfaz a [[linguagem]] como [[clichê]], ou seja, [[língua]] retórico-instrumental e argumentativa, e a institui como [[poética]]" (1).
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' “[[Heidegger]] e as [[questões]] da [[arte]]”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). [[Arte]] em [[questão]]: as [[questões]] da [[arte]]. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 19.'''

Edição atual tal como 22h18min de 9 de março de 2025

1

"Tipo: objeto ou indivíduo que possui um elevado grau de caracteres essenciais ou distintivos de todos os objetos ou indivíduos da mesma espécie; conjunto de feições características de uma raça, de uma família (exemplos: o tipo asiático, chinês, árabe etc.); figura, personagem original. Esta palavra tem muitos significados. Formação: Grego Typos: cunho, molde" (1).


Referência:
(1) AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa, em 5 volumes. Rio de Janeiro: Editora Delta, 5. e. Brasileira, v. V, 1964, p. 3971.

2

" “Tipo” é uma imagem-clichê. Como clichê, pode ser uma imagem com dupla força de presença: mostrar o clichê e desfazer o clichê como ideia. Nesse sentido, operará ao nível da poiesis na medida em que como linguagem poética, desfaz a linguagem como clichê, ou seja, língua retórico-instrumental e argumentativa, e a institui como poética" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de.Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 19.
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