Parábola

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : A linguagem fala. O ''logos'' fala. Quando a linguagem fala, o que advém e acontece como e na palavra da linguagem? O próprio ser ...')
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: A [[linguagem]] [[fala]]. O ''[[logos]]'' [[fala]]. Quando a [[linguagem]] [[fala]], o que advém e acontece como e na [[palavra]] da [[linguagem]]? O próprio [[ser]] e [[não-ser]] como [[linguagem]] é [[fala]] na e como [[palavra]]. Nesta, mais fundamental do que a [[fala]] é a [[escuta]]. A [[palavra]] diz da nossa [[liminaridade]], o estarmos já [[ontologicamente]] jogados no [[entre]]: [[jogar]] no [[entre]] se diz em [[grego]] ''pará-ballein'', de onde se forma o termo português [[parábola]] e desta se originou [[palavra]].
+
: A [[linguagem]] [[fala]]. O ''[[logos]]'' [[fala]]. Quando a [[linguagem]] [[fala]], o que advém e acontece como e na [[palavra]] da [[linguagem]]? O [[próprio]] [[ser]] e [[não-ser]] como [[linguagem]] é [[fala]] na e como [[palavra]]. Nesta, mais fundamental do que a [[fala]] é a [[escuta]]. A [[palavra]] diz da nossa [[liminaridade]], o estarmos já [[ontologicamente]] jogados no [[entre]]: [[jogar]] no [[entre]] se diz em [[grego]] ''pará-ballein'', de onde se forma o termo português [[parábola]] e desta se originou [[palavra]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição atual tal como 22h13min de 26 de janeiro de 2025

1

A linguagem fala. O logos fala. Quando a linguagem fala, o que advém e acontece como e na palavra da linguagem? O próprio ser e não-ser como linguagem é fala na e como palavra. Nesta, mais fundamental do que a fala é a escuta. A palavra diz da nossa liminaridade, o estarmos já ontologicamente jogados no entre: jogar no entre se diz em grego pará-ballein, de onde se forma o termo português parábola e desta se originou palavra.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais