Mímesis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 16h01min de 18 de Abril de 2009
1
- A questão poética articula-se com a questão mundo. A mímesis é o problema da representação, e, por extensão, do problema da criatividade ou do agir, da essência do agir, daí ser necessário ver também o item c) de A poética ocidental (1), que fala sobre a criatividade poética.
- Referência:
- DOLEIZEL, Lubomir. A poética ocidental. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990, p. 22 e 23.
2
- Em geral trata-se do problema da mímesis numa comparação entre a coisa natural e a coisa cultural (que pode ser igual, pior ou melhor). Nessa comparação e relação se esquecem duas facetas essenciais. O vigor da [[phýsis]] enquanto manifestação (phýsis: o vigor dominante daquilo que brota e permanece), ou seja, é pelo próprio vigor da physis que se dá o agir do homem, como se o homem completasse o agir da phýsis, pois não podemos esquecer que o homem também é phýsis. A segunda relação é que a mímesis se dá enquanto linguagem, mas esta linguagem não é uma produção da mímesis, mas da própria phýsis enquanto lógos (linguagem). Assim sendo, a grande questão da mímesis eclode na questão da linguagem (sentido e verdade) e da poíesis, enquanto o agir e seu sentido e valor ético. A grande questão da mímesis em Platão está relacionada à sua concepção de verdade e da leitura da phýsis e da diánoia enquanto lógos como eídos. A tradução em Platão do eídos por ideia e a mímesis por representação é equívoca e não corresponde à questão que para Platão está em questão: o que no fluxo das mudanças permanece.
3
- Por que surge com Aristóteles o problema da mímesis? Simplesmente porque ele já separa os "phýsei ónta" dos "techné ónta": "Os primeiros são aquilo que no seu emergir se produz a partir de si mesmo; os outros são aquilo que é produzido através da representação e do fazer humano" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Os Pre-socráticos. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 21.