Interstício

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O que é um interstício? É um estar-entre. A questão é o mover-se do entre-estar no entre-ser. É a nossa liminaridade, a passagem estreita entre conhecer e não-conhecer e de ser e não-ser" (1).
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: "O que é um [[interstício]]? É um [[estar]]-[[entre]]. A [[questão]] é o mover-se do [[entre]]-[[estar]] no [[entre]]-[[ser]]. É a nossa [[liminaridade]], a passagem estreita entre [[conhecer]] e [[não-conhecer]] e de [[ser]] e [[não-ser]]" (1).
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:Referência
 
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:(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o "entre" ". In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan.-mar., 2006, p. 7.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: '''Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 164: 7/36''', jan.-mar., 2006, p. 7.
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: "O que é [[pensar]] enquanto [[experienciação]]? É penetrar nos [[interstícios]] dos [[conceitos]] racionais. E um [[conceito]] só se potencializa realmente quando se deixa engravidar pelo ''[[paradoxo]]''. Os ''[[paradoxos]]'' são os ''[[interstícios]]'' dos [[conceitos]], porque neles acontecem as [[questões]]. O [[paradoxo]] é o [[entre]] de todo [[aprendizado]] como abertura para a [[aprendizagem]]" (1).
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). '''Arte: corpo, mundo e terra'''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 27.

Edição atual tal como 23h05min de 27 de março de 2022

1

"O que é um interstício? É um estar-entre. A questão é o mover-se do entre-estar no entre-ser. É a nossa liminaridade, a passagem estreita entre conhecer e não-conhecer e de ser e não-ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan.-mar., 2006, p. 7.

2

"O que é pensar enquanto experienciação? É penetrar nos interstícios dos conceitos racionais. E um conceito só se potencializa realmente quando se deixa engravidar pelo paradoxo. Os paradoxos são os interstícios dos conceitos, porque neles acontecem as questões. O paradoxo é o entre de todo aprendizado como abertura para a aprendizagem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 27.
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