Era uma vez

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:No conto "[[Nada]] e a nossa condição", Rosa começa com o "Era uma vez". Eis o que diz Heidegger: "E se o primordial ainda ultrapassasse todo o posterior, se o mais primordial ultrapassasse, de maneira mais ampla, o mais tardio? O 'uma vez' dos primórdios do [[destino]] adviria então como o 'uma vez' do último (''éskhaton''), isto é, para o descesso do [[destino]] de ser até agora [[velar-se|velado]]" (1).
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: No conto "[[Nada]] e a nossa condição", [[Rosa]] começa com o "Era uma vez". Eis o que diz [[Heidegger]]: "E se o primordial ainda ultrapassasse todo o posterior, se o mais primordial ultrapassasse, de maneira mais ampla, o mais tardio? O 'uma vez' dos primórdios do [[destino]] adviria então como o 'uma vez' do último (''éskhaton''), isto é, para o descesso do [[destino]] de [[ser]] até agora [[velar-se|velado]]" (1).
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:(1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: ''Os pensadores. Os pré-socráticos''. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.
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: (1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: '''Os pensadores. Os pré-socráticos'''. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.
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Edição atual tal como 22h42min de 28 de Setembro de 2021

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No conto "Nada e a nossa condição", Rosa começa com o "Era uma vez". Eis o que diz Heidegger: "E se o primordial ainda ultrapassasse todo o posterior, se o mais primordial ultrapassasse, de maneira mais ampla, o mais tardio? O 'uma vez' dos primórdios do destino adviria então como o 'uma vez' do último (éskhaton), isto é, para o descesso do destino de ser até agora velado" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Os pensadores. Os pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.


Ver também:
*Tempo
*Enunciação
*Narrativa
*Princípio
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