Tradição

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"[[Traduzir]] a tradição significa conduzir a tradição para além de seus dados e retorná-la à sua [[fonte]], ao movimento de sua constituição. Não se trata de destruir a tradição, no sentido de uma Revolução Cultural. Trata-se de desfazer as suas construções, de remover as suas pedras e alcançar as suas fundações" (1).
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: "[[Traduzir]] a [[tradição]] significa conduzir a [[tradição]] para além de seus dados e retorná-la à sua [[fonte]], ao movimento de sua constituição. Não se trata de destruir a [[tradição]], no sentido de uma Revolução Cultural. Trata-se de desfazer as suas construções, de remover as suas pedras e alcançar as suas fundações" (1).
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: (1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que língua se traduz o Ocidente". In: ''O que nos faz pensar''.Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, 66.
: (1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que língua se traduz o Ocidente". In: ''O que nos faz pensar''.Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, 66.

Edição de 22h44min de 24 de Agosto de 2020

1

A palavra tradição vem do verbo latino: tra-do / trans-do, entregar, narrar, transmitir, ou seja, ensinar aquilo que permanece no decorrer do tempo, o assim estabelecido como manifestação e sentido da realidade. A tradição poderia ser pensada em contraposição ao circunstancial, mas, por outro lado, ela não pode ser comfundida com o passado. Este, cronologicamente, é o que já não é mais presente nem futuro (embora vigore na unidade do tempo). A tradição que não se confunde com o passado é aquela que tem o vigor do produzir o futuro. Quando a tradição não tem mais vigência de futuro é que ela perdeu a força geradora mítica, quando este se transforma em meros ritos formais. Mas os ritos são importantes como tradição porque na vigência desta constituem a identidade de uma cultura, de uma época, de um povo, uma nação, enfim, de uma pessoa. Portanto, na tradição está também sempre presente a dialética pela qual o tempo se torna a fonte de toda e qualquer diferença, tomando sempre como referência a tradição.


- Manuel Antônio de Castro

2

"... tradição não é substância de conhecimentos ou de relatos, mas é o caráter mais intrínseco da nossa historicidade. Através dela, a nossa própria determinação é levada sobre nós e, através dela, somos lançados no futuro. Neste lance aquilo que está sendo vem ao nosso encontro a partir do futuro. Por isso, nós designamos este acontecer como o "futuro". Ele não vem ao nosso encontro sem mais nem menos, mas só quando nós estamos em condições de seguir a tradição, de assumi-la, em vez de nos perdermos e desperdiçarmos nas ocupações do atual" (1).


Referência:
HEIDEGGER, Martin. Lógica. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008, p. 186.

3

"Para Heidegger, a língua é, em primeira e última instância, memória e, portanto, tradição" (1).


Referência:
(1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que língua se traduz o Ocidente". In: O que nos faz pensar.Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, p. 65.

4

"Traduzir a tradição significa conduzir a tradição para além de seus dados e retorná-la à sua fonte, ao movimento de sua constituição. Não se trata de destruir a tradição, no sentido de uma Revolução Cultural. Trata-se de desfazer as suas construções, de remover as suas pedras e alcançar as suas fundações" (1).


Referência:
(1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que língua se traduz o Ocidente". In: O que nos faz pensar.Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, 66.
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