Nada Criativo
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | == 1 == | ||
+ | : "Devemos afirmar, sem mais, que há uma [[relação]] [[real]] da parte do [[ente]] [[finito]] para com o [[ser absoluto]], mas devemos [[negar]] radicalmente qualquer [[relação]] da parte do [[ser absoluto]] para com o [[ente]] [[finito]]. O [[ser absoluto]], embora faça proceder de si os [[princípios]] constitutivos do [[ente]], não muda absolutamente nada em si mesmo, continua sendo [[tudo]] e totalmente imutável em si mesmo" (1). Aqui cai justamente no que quer evitar, a [[ideia]] [[absoluta]] e [[imutável]]. Não é cair no [[oposto]], mas constar que há a [[terceira margem]] do [[rio]], há o [[universal concreto]], onde concrescem as duas [[posições]] de [[mutável]] e [[imutável]]: há o [[vigorar]] do [[Nada Criativo]] ou [[Mistério]]. | ||
+ | |||
+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]]. | ||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. |
Edição de 20h55min de 24 de Junho de 2020
1
- "Devemos afirmar, sem mais, que há uma relação real da parte do ente finito para com o ser absoluto, mas devemos negar radicalmente qualquer relação da parte do ser absoluto para com o ente finito. O ser absoluto, embora faça proceder de si os princípios constitutivos do ente, não muda absolutamente nada em si mesmo, continua sendo tudo e totalmente imutável em si mesmo" (1). Aqui cai justamente no que quer evitar, a ideia absoluta e imutável. Não é cair no oposto, mas constar que há a terceira margem do rio, há o universal concreto, onde concrescem as duas posições de mutável e imutável: há o vigorar do Nada Criativo ou Mistério.
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.