Temático
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 6: | Linha 6: | ||
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201. | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201. | ||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | : "Não se trata, porém, de um [[saber]] [[temático]], e menos ainda de um [[saber]] [[empírico]] [[objetivo]]. Trata-se antes de um [[pré-saber]] [[atemático]], que é pressuposto e posto juntamente com o [[exercício]] da [[pergunta]] como [[condição]] de sua [[possibilidade]]. A [[própria]] [[pergunta]] deve, portanto, ser perguntada sobre sua [[condição]] de [[possibilidade]], e o [[atemático]] [[pré-saber]] deve [[ser]] elevado a [[saber]] [[tematizado]]. Temos, assim, descoberto já um [[possível]] ponto de [[partida]] para [[encontrar]] o [[ser]] do [[ente]]: a [[pergunta]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. |
Edição de 15h36min de 17 de Junho de 2020
1
- "No saber do ser partimos do atemático, aquilo que ainda não se tornou tema de reflexão para saber. E chegamos assim ao temático, aquilo que se tornou tema de reflexão para saber. Projetemos esta reflexão na imagem do horizonte: quanto mais se sobe e desce, mais o horizonte se torna visível e não-visível, pois ele articula esse “entre” misterioso, enquanto encontro de horizontalidade e verticalidade, de ver e não-ver, de saber (temático) e não-saber (atemático).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.
2
- "Não se trata, porém, de um saber temático, e menos ainda de um saber empírico objetivo. Trata-se antes de um pré-saber atemático, que é pressuposto e posto juntamente com o exercício da pergunta como condição de sua possibilidade. A própria pergunta deve, portanto, ser perguntada sobre sua condição de possibilidade, e o atemático pré-saber deve ser elevado a saber tematizado. Temos, assim, descoberto já um possível ponto de partida para encontrar o ser do ente: a pergunta" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.