Erro

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : O oposto do verdadeiro é o erro. Porém, muitas vezes simplifica-se o que significa verdade e verdadeiro como sendo o que não se apreende e explic...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: O oposto do [[verdadeiro]] é o [[erro]]. Porém, muitas vezes simplifica-se o que [[significa]] [[verdade]] e [[verdadeiro]] como sendo o que não se apreende e explica [[logicamente]]. É importante ter bem [[consciente]] e em [[mente]] de que a [[verdade]] e o [[verdadeiro]] não dependem do [[lógico]]. Caso contrário, seria submeter a [[verdade]] à camisa de força da [[lógica]]. Esta é uma das [[possibilidades]] da riqueza de [[compreensão]] do ''[[logos]]'', mas não a única. Portanto, devemos ter muito [[cuidado]] ao lidar com o denominado [[erro]]. Sobretudo quando este decorre da [[aplicação]] da [[epistemologia]]. No [[horizonte]] das [[questões]]: [[tempo]] e [[nada criativo]], o [[erro]] nada diz, perde toda a consistência, porque também lhe falta a [[dimensão]] [[ética]].  
+
: O oposto do [[verdadeiro]] é o [[erro]]. Porém, muitas vezes simplifica-se o que significa [[verdade]] e [[verdadeiro]] como sendo o que não se apreende e explica [[logicamente]]. É importante ter bem [[consciente]] e em [[mente]] de que a [[verdade]] e o [[verdadeiro]] não dependem do [[lógico]]. Caso contrário, seria submeter a [[verdade]] à camisa de força da [[lógica]]. Esta é uma das [[possibilidades]] da riqueza de [[compreensão]] do ''[[logos]]'', mas não a única. Portanto, devemos ter muito [[cuidado]] ao lidar com o denominado [[erro]]. Sobretudo quando este decorre da [[aplicação]] da [[epistemologia]]. No [[horizonte]] das [[questões]]: [[tempo]] e [[nada criativo]], o [[erro]] nada diz, perde toda a consistência, porque também lhe falta a [[dimensão]] [[ética]].  
: - [Manuel Antônio de Castro]].
: - [Manuel Antônio de Castro]].

Edição de 14h10min de 27 de Julho de 2019

1

O oposto do verdadeiro é o erro. Porém, muitas vezes simplifica-se o que significa verdade e verdadeiro como sendo o que não se apreende e explica logicamente. É importante ter bem consciente e em mente de que a verdade e o verdadeiro não dependem do lógico. Caso contrário, seria submeter a verdade à camisa de força da lógica. Esta é uma das possibilidades da riqueza de compreensão do logos, mas não a única. Portanto, devemos ter muito cuidado ao lidar com o denominado erro. Sobretudo quando este decorre da aplicação da epistemologia. No horizonte das questões: tempo e nada criativo, o erro nada diz, perde toda a consistência, porque também lhe falta a dimensão ética.


- [Manuel Antônio de Castro]].
Ferramentas pessoais