Cibernética

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Em 1950, o matemático americano Norbert Wiener publicava o livro The human use of human beings – cybernetics and society, em que propunha o campo da cibernética como o conhecimento em torno de sistemas de controle, comunicação e transmissão de informações. Tal conhecimento poderia automatizar muitos aspectos da vida humana, tornando-a mais livre e menos dependente do trabalho manual" (1).


Referência:
(1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte, 201/202, abr.-set.,2015, p. 78.


2

"Há uma escolha valorativa em toda discussão cibernética: poder mais ou poder o que já se pode? Valoremos o poder mais, pois eles nos libertam das amarras do que já somos. Assim, o ser permanece ente, e a régua de sua interpretação, substituição e transformação é o tecnológico. Assim, o ser é constitor, e torná-lo descartável, materiável, é o horizonte necessário para a subjetividade" (1).


Referência:
(1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte, 201/202, abr.-set., 2015, p. 80.
Ferramentas pessoais