Visão

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
(1)
 
(4 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "Toda [[visão]] não vê apenas o [[visível]]. Vê também o [[invisível]], para poder simplesmente [[ver]] alguma [[coisa]]. Na [[vida]] [[humana]] e no curso de sua [[história]] qualquer [[relacionamento]] é conquista, pois só se dá e acontece com tudo que se é e se deixa de [[ser]] e não apenas com uma parte de nosso [[ser]]" (1).
+
: "Toda [[visão]] não vê apenas o [[visível]]. Vê também o [[invisível]], para [[poder]] simplesmente [[ver]] alguma [[coisa]]. Na [[vida]] [[humana]] e no curso de sua [[história]] qualquer [[relacionamento]] é conquista, pois só se dá e acontece com [[tudo]] que se [[é]] e se deixa de [[ser]] e não apenas com uma [[parte]] de nosso [[ser]]" (1).
: Referência:
: Referência:
-
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea=doação de ser". In: -------. '''Filosofia grega - uma introdução'''. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p. 210.
+
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea=doação de ser". In: ---. '''Filosofia grega - uma introdução'''. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p. 210.
== 2 ==
== 2 ==
-
: "Quanto à [[Beleza]] - conforme já disse - ela sobressaía [[entre]] todas as [[ideias]] puras a que nos referíamos. Depois que viemos para esta [[existência]], é ainda ela que ofusca [[todas]] as [[coisas]] com seu [[brilho]], pois a [[visão]] é de [[fato]] o mais [[sutil]]  dos nossos [[sentidos]], embora não possa aperceber-se da [[Sabedoria!]]" (1).
+
: "Quanto à [[Beleza]] - conforme já disse - ela sobressaía [[entre]] todas as [[ideias]] puras a que nos referíamos. Depois que viemos para esta [[existência]], é ainda ela que ofusca [[todas]] as [[coisas]] com seu [[brilho]], pois a [[visão]] é de [[fato]] o mais [[sutil]]  dos nossos [[sentidos]], embora não possa aperceber-se da [[Sabedoria]] !" (1).
: Referência:
: Referência:
-
: (1) PLATÃO. '''Fedro'''. 5. e. Trad. Pinharanda Gomes. Texto grego estabelecido por Léon Robin, Paris, ''Les Belles Lettres'', 1966.  Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 67, 250d.
+
: (1) PLATÃO. '''Fedro''', 5. e. Trad. Pinharanda Gomes. Texto grego estabelecido por Léon Robin, Paris, '''Les Belles Lettres''', 1966.  Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 67, 250d.

Edição atual tal como 20h15min de 18 de janeiro de 2024

1

"Toda visão não vê apenas o visível. Vê também o invisível, para poder simplesmente ver alguma coisa. Na vida humana e no curso de sua história qualquer relacionamento é conquista, pois só se dá e acontece com tudo que se é e se deixa de ser e não apenas com uma parte de nosso ser" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea=doação de ser". In: ---. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon, 2010, p. 210.

2

"Quanto à Beleza - conforme já disse - ela sobressaía entre todas as ideias puras a que nos referíamos. Depois que viemos para esta existência, é ainda ela que ofusca todas as coisas com seu brilho, pois a visão é de fato o mais sutil dos nossos sentidos, embora não possa aperceber-se da Sabedoria !" (1).


Referência:
(1) PLATÃO. Fedro, 5. e. Trad. Pinharanda Gomes. Texto grego estabelecido por Léon Robin, Paris, Les Belles Lettres, 1966. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 67, 250d.
Ferramentas pessoais