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De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
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Linha 14: Linha 14:
: (1) HERÁCLITO. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.
: (1) HERÁCLITO. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.
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Edição de 01h30min de 20 de Dezembro de 2019

1

O silêncio proposital dá a maior possibilidade de música.
Se viemos do nada é claro que vamos para o tudo.
(ROSA, João Guimarães. Tutameia. Rio, José Olympio, 1967, p. 12)

2

"Auscultando não a mim, mas ao Logos, é sábio concordar : tudo é um" (1). Sem dúvida nenhuma, o Logos é o sentido de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-realaciona, pois o Logos, enquanto sentido, é a linguagem que dá unidade a tudo, uma vez que a tudo perpassa. De um modo ou de outro, a realidade somente se torna realidade, isto é, unidade de tudo, na medida em que tal tornar-se da realidade é o que denominamos mundo. É por isso que sem Logos não poderia haver a verdade da realidade, ou seja, a sua manifestação ou aletheia, como apreenderam e compreenderam os gregos o que é verdade. É pelo uno que tudo é e é na medida em que o Ser é o uno.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HERÁCLITO. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.

3

"Nas tradições do Antigo Egito, Ra personifica a força criativa cósmica primitiva. A Litania descreve Ra como Aquele que reuniu, que surgiu a partir de seus membros. A definição egípcia antiga para Ra é a representação perfeita da Unidade, que compreende a união de diversas entidades, isto é, Aquele que é Tudo " (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "Ra, Força Criativa Cósmica". In: -----. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 67.
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