Trabalho

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:É uma [[questão]] que aparece na [[ascese]] cristã por oposição à [[gnose]] – daí o lema de S. Bento: ''Ora et labora'', ''Ora e trabalha''. Aparece em Marx como [[possibilidade]] de [[realização]] do [[homem]], fundada no humanismo. Mas aparece também no domínio puramente pragmático do [[agir]] instrumental. O leitor confira o livro de Merquior (1), p. 137. Retoma o tema depois à página 198 e seguintes, mas agora a propósito de Nietzsche.
+
:É uma [[questão]] que aparece na [[ascese]] cristã por oposição à [[gnose]] – daí o lema de S. Bento: " ''Ora et labora'' ", ''Ora e trabalha''. Aparece em Marx como [[possibilidade]] de [[realização]] do [[homem]], fundada no humanismo. Mas aparece também no domínio puramente pragmático do [[agir]] instrumental. O leitor confira o livro de Merquior (1), p. 137. Retoma o tema depois à página 198 e seguintes, mas agora a propósito de Nietzsche.

Edição de 13h11min de 17 de Outubro de 2012

1

É uma questão que aparece na ascese cristã por oposição à gnose – daí o lema de S. Bento: " Ora et labora ", Ora e trabalha. Aparece em Marx como possibilidade de realização do homem, fundada no humanismo. Mas aparece também no domínio puramente pragmático do agir instrumental. O leitor confira o livro de Merquior (1), p. 137. Retoma o tema depois à página 198 e seguintes, mas agora a propósito de Nietzsche.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval. Rio de Janeiro: Forense, 1972, p. 137.