Produção

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Produção é, em última análise, trazer à presença o que ainda não é presente. Assim, produzir é mais que um dispositivo técnico. Não é somente fabricar. Mesmo a ''phýsis'', a natureza, nesse sentido, produz. Aquilo que se apresenta na natureza é pro-dução. A flor quando se abre é pro-dução. A produção, portanto,  não se constitui necessária e essencialmente a partir da utilidade, da demonstração a priori ou da [[finalidade]].  Que utilidade pode haver no fato de uma flor se abrir, senão nos trazer à presença a desvinculação entre a abertura para o que de essencial existe no produzir e a ideia mais comum de produção, como finalidade instrumental? Produzir é [[desvelar]], é fazer com que algo chegue do [[oculto]] ao não-oculto, do [[velamento]] ao desvelamento. Produzir é, ontologicamente, produzir o que os gregos entendiam por ''alétheia'', desocultação, enfim, [[verdade]]" (1).
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: "[[Produção]] [[é]], em última [[análise]], trazer à [[presença]] o que ainda não é [[presente]]. Assim, [[produzir]] é mais que um dispositivo [[técnico]]. Não é somente fabricar. Mesmo a ''[[phýsis]]'', a [[natureza]], nesse [[sentido]], produz. Aquilo que se apresenta na [[natureza]] é [[pro-dução]]. A flor quando se abre é [[pro-dução]]. A [[produção]], portanto,  não se constitui necessária e [[essencialmente]] a partir da [[utilidade]], da demonstração ''a priori'' ou da [[finalidade]].  Que [[utilidade]] pode haver no [[fato]] de uma flor se abrir, senão nos [[trazer]] à [[presença]] a desvinculação [[entre]] a [[abertura]] para o que de [[essencial]] existe no [[produzir]] e a [[ideia]] mais comum de [[produção]], como finalidade [[instrumental]]? [[Produzir]] é [[desvelar]], [[é]] fazer com que algo chegue do [[oculto]] ao não-oculto, do [[velamento]] ao [[desvelamento]]. [[Produzir]] é, [[ontologicamente]], [[produzir]] o que os [[gregos]] entendiam por ''[[alétheia]]'', [[desocultação]], enfim, [[verdade]]" (1).
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: (1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 88.
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: (1) JARDIM, Antonio. '''Música: vigência do pensar poético'''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 88.
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: (1) DIEGUES, Cacá. "Cultura como economia". In: Jornal ''O Globo'', 1o. Caderno, p.3, Segunda-feira, 20-08-2018.
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: (1) DIEGUES, Cacá. "Cultura como economia". In: Jornal '''O Globo''', 1o. Caderno, p.3, Segunda-feira, 20-08-2018.
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: Emmanuel Carneiro Leão assim define pro-dução, na ''Introdução à metafísica'', p.78, nota 16: "Composta do [[verbo]] [[latino]] ''ducere'' (levar) e da preposição ''pro-'' (diante de, em frente de) [[produção]] é a instauração de [[vigor]] que leva o modo de [[ser]] de algum [[ente]] para a frente da [[presença]] [[histórica]]".
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: Emmanuel Carneiro Leão assim define pro-dução, na '''Introdução à metafísica''', p.78, nota 16: "Composta do [[verbo]] [[latino]] ''ducere'' (levar) e da preposição ''pro-'' (diante de, em frente de) [[produção]] é a instauração de [[vigor]] que leva o modo de [[ser]] de algum [[ente]] para a frente da [[presença]] [[histórica]]" (1).
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: (1) HEIDEGGER, Martin. '''Introdução à metafísica'''. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1969. Introdução, Tradução e Notas de Emmanuel Carneiro Leão.

Edição atual tal como 16h11min de 25 de Maio de 2022

1

"Produção é, em última análise, trazer à presença o que ainda não é presente. Assim, produzir é mais que um dispositivo técnico. Não é somente fabricar. Mesmo a phýsis, a natureza, nesse sentido, produz. Aquilo que se apresenta na natureza é pro-dução. A flor quando se abre é pro-dução. A produção, portanto, não se constitui necessária e essencialmente a partir da utilidade, da demonstração a priori ou da finalidade. Que utilidade pode haver no fato de uma flor se abrir, senão nos trazer à presença a desvinculação entre a abertura para o que de essencial existe no produzir e a ideia mais comum de produção, como finalidade instrumental? Produzir é desvelar, é fazer com que algo chegue do oculto ao não-oculto, do velamento ao desvelamento. Produzir é, ontologicamente, produzir o que os gregos entendiam por alétheia, desocultação, enfim, verdade" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 88.

2

"A cultura moderna ganhou um caráter econômico. Sobretudo nos países que fazem dela um soft power, instrumento de influência através do consumo global. Países como os Estados Unidos exercem seu poder internacional graças ao poder de sua cultura espalhada pelas nações de todos os continentes. Através da produção cinematográfica, uma de suas mais poderosas armas, os americanos vendem ao mundo seus produtos, desde geladeira e automóvel até a própria forma de viver" (1).


Referência:
(1) DIEGUES, Cacá. "Cultura como economia". In: Jornal O Globo, 1o. Caderno, p.3, Segunda-feira, 20-08-2018.

3

Emmanuel Carneiro Leão assim define pro-dução, na Introdução à metafísica, p.78, nota 16: "Composta do verbo latino ducere (levar) e da preposição pro- (diante de, em frente de) produção é a instauração de vigor que leva o modo de ser de algum ente para a frente da presença histórica" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1969. Introdução, Tradução e Notas de Emmanuel Carneiro Leão.