Próprio

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O radical ''phil-'' se encontra em várias formas de verbo, substantivo, adjetivo. Corresponde ao pronome ''noos'', cognato do latim ''suus''. Designa de ''per si'' a qualidade e ação de próprio, de apropriar-se e ser próprio. Em Homero (Od. 8, 233, II - 3,31) ''phílos'' significa próprio. Mas o que é próprio, proriedade e apropriar-se? Esta é a pergunta que faz o [[filósofo]]. Próprio e propriedade são um conjunto de condições estruturais que se tornou estável por se ter desenvolvido e conquistado num processo de apropriação. Assim, ''philo-sophos'' indica o homem, enquanto se conquista determinada atitude, por ele se ter apropriado do sabor de viver (''sóphos''). O homem só se empenha por apropriar-se e se lança à apropriação de [[saber]] por já ter sido apropriado pela [[paixão]] de viver" (1).
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:"O radical ''phil-'' se encontra em várias formas de verbo, substantivo, adjetivo. Corresponde ao pronome ''nóos'', cognato do latim ''suus''. Designa de ''per si'' a qualidade e ação de próprio, de apropriar-se e ser próprio. Em Homero (Od. 8, 233, II - 3, 31) ''phílos'' significa próprio. Mas o que é próprio, proriedade e apropriar-se? Esta é a pergunta que faz o [[filósofo]]. Próprio e propriedade são um conjunto de condições estruturais que se tornou estável por se ter desenvolvido e conquistado num processo de apropriação. Assim, ''phílo-sóphos'' indica o homem, enquanto se conquista determinada atitude, por ele se ter apropriado do sabor de viver (''sóphos''). O homem só se empenha por apropriar-se e se lança à apropriação de [[saber]] por já ter sido apropriado pela [[paixão]] de viver" (1).
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:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Definições da filosofia". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro: número 130/131, 1997, p. 153.
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:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Definições da filosofia". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 130/131, 1997, p. 153.
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Edição de 23h11min de 19 de Agosto de 2009

1

"Talvez antes de ele falar, ela tivesse a intenção de um dia dar-se, pois sabia que teria de dar a alguém o que ela era, senão o que faria de si? Como morrer antes de dar-se, mesmo em silêncio? Porque no dar-se teria enfim uma testemunha de si própria" (1).


Referência:
(1) LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974, p. 63.


2

"O radical phil- se encontra em várias formas de verbo, substantivo, adjetivo. Corresponde ao pronome nóos, cognato do latim suus. Designa de per si a qualidade e ação de próprio, de apropriar-se e ser próprio. Em Homero (Od. 8, 233, II - 3, 31) phílos significa próprio. Mas o que é próprio, proriedade e apropriar-se? Esta é a pergunta que faz o filósofo. Próprio e propriedade são um conjunto de condições estruturais que se tornou estável por se ter desenvolvido e conquistado num processo de apropriação. Assim, phílo-sóphos indica o homem, enquanto se conquista determinada atitude, por ele se ter apropriado do sabor de viver (sóphos). O homem só se empenha por apropriar-se e se lança à apropriação de saber por já ter sido apropriado pela paixão de viver" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Definições da filosofia". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 130/131, 1997, p. 153.


Ver também:
Ferramentas pessoais