Nome

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O sentido do pseudônimo". In: -----. ''Aprendendo a pensar III''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2017, p. 121.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O sentido do pseudônimo". In: -----. ''Aprendendo a pensar III''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2017, p. 121.
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: "Desde a [[criação]] o [[homem]] é, portanto, o denominador [[universal]] do [[ser]] de tudo que [[é]]. Apenas para ele mesmo não encontrou seu [[nome]] [[próprio]]. É por isso que todo [[nome]] dado ao [[homem]] e a seus modos de [[ser]]  não é [[próprio]], é sempre [[pseudônimo]]" (1).
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: Referência:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O sentido do pseudônimo". In: -----. ''Aprendendo a pensar III''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2017, p. 122.

Edição de 13h13min de 18 de Setembro de 2017

1

Guimarães Rosa diz: "Era um nome, ver o que. Que é que é um nome? Nome não dá, recebe" (1). E noutra passagem complementa: "O que é pra ser - são as palavras" (2). E como! Recebe todas as nossas aventuras e desventuras, vias e desvios, falas e silêncio. Essa tensão entre nome e palavra se torna importante porque o nome indica algo ou alguém, ao passo que a palavra nesta citação está se referindo a Hermógenes. E aqui em palavra ressoa o mito de Hermes. Este coloca o sentido original de palavra: mediação entre duas instâncias. Daí Hermes ser o mensageiro dos deuses. E, no caso, tal mito se torna a questão da verdade. Mas esta não entendida como algo pétreo e definitivo. Pelo contrário: há sempre aí a tensão entre verdade e não-verdade. Por isso, no mito o personagem Hermes em determinado momento declara: Direi sempre a verdade, mas não toda a verdade. Cf. o mito de Hermes para melhor compreender tal personagem-questão.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 6. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 121.
(2) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 6. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 39.


2

"O homem não é só um ser simplesmente finito. O homem é o mais finito dos seres, porque, na finitude, ele sente sempre o infinito do nada, mesmo em toda pretensão, escamoteada, de ser infinito. É na finitude sem fim do nada que afirma, em tudo que faz e/ou deixa de fazer, o infinito. Por isso, todo nome, que dá, é sempre um pseudônimo" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O sentido do pseudônimo". In: -----. Aprendendo a pensar III. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2017, p. 121.


3

"Desde a criação o homem é, portanto, o denominador universal do ser de tudo que é. Apenas para ele mesmo não encontrou seu nome próprio. É por isso que todo nome dado ao homem e a seus modos de ser não é próprio, é sempre pseudônimo" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O sentido do pseudônimo". In: -----. Aprendendo a pensar III. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2017, p. 122.
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