Movimento
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e [[radical]], perturbam e inquietam o [[homem]] grego, porque tornam problemático o [[ser]] das [[coisas]], mergulham-no na [[incerteza]], de tal forma que não sabe a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na [[verdade]]? (1) | + | : Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e [[radical]], perturbam e inquietam o [[homem]] grego, porque tornam problemático o [[ser]] das [[coisas]], mergulham-no na [[incerteza]], de tal forma que não sabe a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na [[verdade]]? (1). Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo [[tempo]], [[fenômeno]], representação, cinema, imagem, processo, visão. A [[palavra]] [[cinema]] vem diretamente da palavra grega que diz movimento: ''kinesis''. |
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: (1) MARÍAS, Julián. ''História da filosofia''. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34. | : (1) MARÍAS, Julián. ''História da filosofia''. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34. |
Edição de 13h51min de 14 de Junho de 2016
1
- "O grego estranha o movimento. O movimento assombra-o. Que é que isto quer dizer? Movimento (kynesis) tem em grego um sentido mais amplo que nas nossas línguas. Equivale a mudança ou variação. O que nós chamamos de movimento é apenas uma forma particular de kynesis. Distinguem-se quatro tipos de movimento:
- 1o. - o movimento local (phorá), a mudança de lugar;
- 2o. - o movimento quantitativo, isto é, o aumento e a diminuição (hauksesis kai phthisis);
- 3o. - o movimento qualitativo ou alteração (alloiosis);
- 4o. - o movimento substancial, isto é: a geração e a corrupção (genesis kai phtorá).
- Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e radical, perturbam e inquietam o homem grego, porque tornam problemático o ser das coisas, mergulham-no na incerteza, de tal forma que não sabe a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na verdade? (1). Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo tempo, fenômeno, representação, cinema, imagem, processo, visão. A palavra cinema vem diretamente da palavra grega que diz movimento: kinesis.
- Referência:
- (1) MARÍAS, Julián. História da filosofia. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34.