Movimento

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:  1o. - o movimento local (''phorá''), a mudança de [[lugar]];
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: Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e [[radical]], perturbam e inquietam o [[homem]] grego, porque tornam problemático o [[ser]] das [[coisas]], mergulham-no na [[incerteza]], de tal forma que não sabe  a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na [[verdade]]? (1)
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: Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e [[radical]], perturbam e inquietam o [[homem]] grego, porque tornam problemático o [[ser]] das [[coisas]], mergulham-no na [[incerteza]], de tal forma que não sabe  a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na [[verdade]]? (1). Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo [[tempo]], [[fenômeno]], representação, cinema, imagem, processo, visão. A [[palavra]] [[cinema]] vem diretamente da palavra grega que diz movimento: ''kinesis''.
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: Referência:
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: (1) MARÍAS, Julián. ''História da filosofia''. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34.
: (1) MARÍAS, Julián. ''História da filosofia''. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34.

Edição de 13h51min de 14 de Junho de 2016

1

"O grego estranha o movimento. O movimento assombra-o. Que é que isto quer dizer? Movimento (kynesis) tem em grego um sentido mais amplo que nas nossas línguas. Equivale a mudança ou variação. O que nós chamamos de movimento é apenas uma forma particular de kynesis. Distinguem-se quatro tipos de movimento:
1o. - o movimento local (phorá), a mudança de lugar;
2o. - o movimento quantitativo, isto é, o aumento e a diminuição (hauksesis kai phthisis);
3o. - o movimento qualitativo ou alteração (alloiosis);
4o. - o movimento substancial, isto é: a geração e a corrupção (genesis kai phtorá).
Todos estes movimentos, especialmente o último, que é o mais profundo e radical, perturbam e inquietam o homem grego, porque tornam problemático o ser das coisas, mergulham-no na incerteza, de tal forma que não sabe a que ater-se, em relação a elas. Se as coisas mudam, o que serão na verdade? (1). Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo tempo, fenômeno, representação, cinema, imagem, processo, visão. A palavra cinema vem diretamente da palavra grega que diz movimento: kinesis.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) MARÍAS, Julián. História da filosofia. 3.ed. Trad.: Alexandre Pinheiro Torres. Porto (Portugal): Sousa & Almeida, 1973, p. 34.