Interioridade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224. | + | : (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: ----------: ''Aprendendo a pensar I''. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224. |
Edição de 15h57min de 28 de Junho de 2017
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- Foi o cristianismo quem trouxe e condicionou a explicitação sempre maior desta realidade, que chamamos interioridade, um ente que pode entrar em si mesmo e que, ao entrar em si mesmo, existe segregado do resto do universo, da exterioridade. O grande pensador da interioridade foi Santo Agostinho. Para ele, Deus está na alma de um modo mais interior do que a própria substância da alma é interior a si mesma. Filosofar é progredir na interiorização reflexiva, segundo ele, mas essa interiorização deve, por fim, transformar-se num transcender-se a si mesmo, em direção ao fundamento. Ao investigá-lo, a filosofia começa a ser teológica. Quando o fundamento se torna a razão, a interioridade se torna antropológica. As formas romanescas da modernidade palmilham o caminho da interioridade. Por isso, a arte é mais do que essas formas e não se reduz simplesmente a essa interioridade. Na arte não há separação entre interioridade e exterioridade.
- - Manuel Antônio de Castro
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- "A interioridade, de que necessita a autoridade, reside assim na abertura para as diferenças, aberta pelo Nada do Mistério. Pois dizer que o homem é interioridade equivale a dizer que ao homem é dado pelo Mistério encontrar-se consigo e com os outros na abertura do Mistério" (1)
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: ----------: Aprendendo a pensar I. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 224.