Epistéme
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :O [[fundamento]] da [[ciência]] está no conceito de ''epistéme''. "A ciência platônica do [[ser]] reporta-se a ''epístasthai'', que significa assumir a [[posição]] ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do [[mundo]] [[sensível]] para o mundo [[ | + | :O [[fundamento]] da [[ciência]] está no conceito de ''epistéme''. "A ciência platônica do [[ser]] reporta-se a ''epístasthai'', que significa assumir a [[posição]] ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do [[mundo]] [[sensível]] para o mundo [[inteligível]] é que se realiza a ''epistéme'' platônica." (1) |
Linha 10: | Linha 10: | ||
:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. ''Filosofia e Literatura: O trágico''. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117 | :(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. ''Filosofia e Literatura: O trágico''. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117 | ||
- | |||
== 2 == | == 2 == |
Edição de 14h40min de 14 de Junho de 2009
1
- O fundamento da ciência está no conceito de epistéme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epístasthai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensível para o mundo inteligível é que se realiza a epistéme platônica." (1)
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. Filosofia e Literatura: O trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117
2
- Em Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa. (3) Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
- (2) Idem, p. 211.
- (3) Idem, p. 212.
- (4) Idem, p. 233.