Epistéme
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : | + | :O [[fundamento]] da [[ciência]] está no conceito de ''epistéme''. "A ciência platônica do [[ser]] reporta-se a ''epístasthai'', que significa assumir a [[posição]] ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do [[mundo]] [[sensível]] para o mundo [[intelígivel]] é que se realiza a ''epistéme'' platônica." (1) |
- | + | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | |
- | : | + | |
:Referências: | :Referências: | ||
- | |||
+ | :(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. ''Filosofia e Literatura: O trágico''. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117 | ||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :Em ''Heráclito'', Heidegger diz de que verbo vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa. (3) Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referências: | ||
- | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204. | |
- | + | :(2) Idem, p. 211. | |
+ | :(3) Idem, p. 212. | ||
+ | :(4) Idem, p. 233. |
Edição de 15h08min de 17 de Abril de 2009
1
- O fundamento da ciência está no conceito de epistéme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epístasthai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensível para o mundo intelígivel é que se realiza a epistéme platônica." (1)
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. Filosofia e Literatura: O trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117
2
- Em Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa. (3) Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
- (2) Idem, p. 211.
- (3) Idem, p. 212.
- (4) Idem, p. 233.