Epistéme

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
m (Episteme foi movido para Epistéme)
Linha 1: Linha 1:
 +
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:Consultar: TORRANO, Jaa. O sentido de Zeus. São Paulo, Iluminuras, 1996, p.46
+
:O [[fundamento]] da [[ciência]] está no conceito de ''epistéme''. "A ciência platônica do [[ser]] reporta-se a ''epístasthai'', que significa assumir a [[posição]] ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do [[mundo]] [[sensível]] para o mundo [[intelígivel]] é que se realiza a ''epistéme'' platônica." (1)
-
== 2 ==
+
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
-
:O fundamento da ciência está no conceito de episteme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epistathai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensível para o mundo intelígivel é que se realiza a episteme platônica".
+
:Referências:
:Referências:
-
:SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: Filosofia e Literatura: O trágico. 2001, p.117
 
 +
:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. ''Filosofia e Literatura: O trágico''. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
:Em ''Heráclito'', Heidegger diz de que verbo vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa. (3) Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4).
 +
 +
 +
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
 +
 +
 +
:Referências:
-
== 3 ==
+
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.  
-
:Consultar: HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204. Diz de que verbo vem e qual o seu significado. Também à página 211. Diz: epistastai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é. Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epistastai significa "[[entender]] alguma coisa". Idem, p. 212. Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o logos." Idem, p. 233.
+
:(2) Idem, p. 211.
 +
:(3) Idem, p. 212.  
 +
:(4) Idem, p. 233.

Edição de 15h08min de 17 de Abril de 2009

1

O fundamento da ciência está no conceito de epistéme. "A ciência platônica do ser reporta-se a epístasthai, que significa assumir a posição ou atitude requerida para se defrontar com algo. No ato de virar a cabeça para mirar o fogo e, principalmente, no volver o olhar do mundo sensível para o mundo intelígivel é que se realiza a epistéme platônica." (1)


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Atualidade da tragédia grega". In: ROSENFIEL, Denis L. Filosofia e Literatura: O trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.117


2

Em Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa. (3) Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
(2) Idem, p. 211.
(3) Idem, p. 212.
(4) Idem, p. 233.
Ferramentas pessoais