Ensinar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Como chamavam os gregos o movimento de [[ensinar]] e [[aprender]]? Chamavam com um só radical: ''[[mantháno]]''. Assim, ''[[máthesis]]'' é o [[ensino]] e a [[aprendizagem]], tanto no [[sentido]] do que é aprendido e ensinado como no [[sentido]] do processo de [[ensinar]] e [[aprender]]. ''[[Mathémata]]'', o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido; e ''mathetés'', o [[aluno]], aquele que ensina aprendendo; o [[professor]], aquele que aprende ensinando" (1).
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 46.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 48.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 50.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 50.
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: "A pensar o quê? Essa é a questão de todo aprender. Não só do aprender, mas também de todo [[ensinar]], pois não há [[aprender]] sem [[ensinar]] nem [[ensinar]] sem [[aprender]]. O [[pensar]] é a [[questão]] de todo ensinar e aprender. Nela e por ela nos pensamos enquanto nos debruçamos sobre o que somos, num caminhar que nos leve à apropriação do que nos é próprio, bem como à essência da con-vivência, na medida em que somos encaminhados ao fundamento de todas as vivências de realidade" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O silêncio como tecelão da realidade". Ensaio não publicado.

Edição atual tal como 15h54min de 21 de Julho de 2020

1

"Por que é mais difícil ensinar que aprender? Não é porque o mestre deve possuir um maior caudal de conhecimentos e tê-los sempre à disposição. O ensinar é mais difícil que aprender porque ensinar significa: deixar aprender. Mais ainda: o verdadeiro mestre não deixa aprender nada mais do que o aprender "(1).


(1) Heidegger, Martin. Qué significa pensar?. Buenos Aires: La Plata:Terramar, 2005, p. 23.

2

Ensinar é deixar aprender, deixar o sentido e a verdade do ser agirem, pois aprender, em grego, manthano, não é conhecer algo, aprender algo sobre, é chegar a ser o que já se é. É o que nos ensina Píndaro quando nos convida a pensar: Genoi 'óios essi mathon...: Chega a ser o que és, aprendendo.


- Manuel Antônio de Castro.

3

"Como chamavam os gregos o movimento de ensinar e aprender? Chamavam com um só radical: mantháno. Assim, máthesis é o ensino e a aprendizagem, tanto no sentido do que é aprendido e ensinado como no sentido do processo de ensinar e aprender. Mathémata, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido; e mathetés, o aluno, aquele que ensina aprendendo; o professor, aquele que aprende ensinando" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 46.

4

"Quando se ensina e se aprende uma coisa, em que perspectiva e sob que ângulo se toma a realidade? A resposta é que então se toma a realidade enquanto pode ser aprendida e pode ser ensinada. Aprender é um modo de tomar posse: de apropriar-se e de apossar-se" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 46.

5

"Ensinar é um dar e prestar. Mas o que no ensino se dá e se presta, não são conteúdos, doutrinas, técnicas, em uma palavra, informações apenas. São condições e indicações para se tomar e aprender por si mesmo o que já se tem. Por isso, se alguém aprende e toma apenas conteúdos e doutrinas, técnicas e know how, se armazena apenas informações, não aprende. Pois aprender não é acumular, como crescer não é aumentar de tamanho. Só aprende quem sabe no que compreende, o sabor do que já possui, a riqueza misteriosa de sua identidade" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 48.

6

"Só entrando no jogo da Linguagem é que encontramos um princípio de unidade realmente integrador das dimensões e níveis de aprender e ensinar. Os planos de formação, de que tratam diferentes línguas, têm na Linguagem a força de integração que lhes garante crescer e diversificar-se sem perda da identidade" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e ensinar". In: ------. Aprendendo a pensar. Petrópolis/RJ: Vozes, 1977, p. 50.


7

"A pensar o quê? Essa é a questão de todo aprender. Não só do aprender, mas também de todo ensinar, pois não há aprender sem ensinar nem ensinar sem aprender. O pensar é a questão de todo ensinar e aprender. Nela e por ela nos pensamos enquanto nos debruçamos sobre o que somos, num caminhar que nos leve à apropriação do que nos é próprio, bem como à essência da con-vivência, na medida em que somos encaminhados ao fundamento de todas as vivências de realidade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O silêncio como tecelão da realidade". Ensaio não publicado.