Divindade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) EPICURO. ''Carta sobre a felicidade'' (a Meneceu). Trad. e Apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 23.
: (1) EPICURO. ''Carta sobre a felicidade'' (a Meneceu). Trad. e Apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 23.
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: "Este elemento [[cristão]] da [[interioridade]] do [[homem]] foi muito explorado por Santo Agostinho. No entanto, Agostinho refletindo sobre a [[interioridade]], retirando-se para dentro da sua [[própria]] [[interioridade]] descobriu dentro de si uma [[interioridade]] mais [[interior]] do que ele mesmo era [[interior]] a si mesmo: o [[espírito]] [[infinito]] da [[divindade]]" (1).
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: Referência:
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 22h01min de 29 de Junho de 2020

1

"Em primeiro lugar, considerando a divindade como um ente imortal e bem-aventurado, como sugere a percepção comum de divindade, não atribuas a ela nada que seja incompatível à sua bem-aventurança; pensa a respeito dela tudo que for capaz de conservar-lhe felicidade e imortalidade" (1).


Referência:
(1) EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). Trad. e Apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 23.

2

"Este elemento cristão da interioridade do homem foi muito explorado por Santo Agostinho. No entanto, Agostinho refletindo sobre a interioridade, retirando-se para dentro da sua própria interioridade descobriu dentro de si uma interioridade mais interior do que ele mesmo era interior a si mesmo: o espírito infinito da divindade" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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