Discurso

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O dis-curso é o limiar de todo o ser humano, pois podemos tanto atentar para o "dis-" como para o "-curso", mas sem cair numa dicotomia. O "dis-" ao fazer separação estabelece os limites e, como [[limite]], pode se entender e determinar o discurso como [[razão]], uma medida, uma constante. Ora, o parâmetro com que se tem medido e com que se investe contra o [[silêncio]] do pensamento são as possibilidades e os re-cursos de determinado modo de ser, o modo de ser discursivo da razão e da operação. Toda dificuldade não está, pois, na obscuridade do silêncio, mas na resistência em se alterar o [[paradigma]] que até então dominou toda a compreensão a serviço do conhecimento. Considera-se, portanto, o silêncio do [[pensamento]] obscuro porque é difícil livrar-se dessa dominação discurssiva da razão" (1).
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:"O dis-curso é o [[limiar]] de todo o ser humano, pois podemos tanto atentar para o dis- como para o -curso, mas sem cair numa dicotomia. O dis- ao fazer separação estabelece os limites e, como [[limite]], pode se entender e determinar o discurso como [[razão]], uma medida, uma constante. Ora, o parâmetro com que se tem medido e com que se investe contra o [[silêncio]] do pensamento são as possibilidades e os re-cursos de determinado modo de ser, o modo de [[ser]] discursivo da razão e da operação. Toda dificuldade não está, pois, na obscuridade do silêncio, mas na resistência em se alterar o [[paradigma]] que até então dominou toda a compreensão a serviço do conhecimento. Considera-se, portanto, o silêncio do [[pensamento]] obscuro porque é difícil livrar-se dessa dominação discursiva da razão" (1).

Edição de 15h46min de 18 de Agosto de 2009

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"O dis-curso é o limiar de todo o ser humano, pois podemos tanto atentar para o dis- como para o -curso, mas sem cair numa dicotomia. O dis- ao fazer separação estabelece os limites e, como limite, pode se entender e determinar o discurso como razão, uma medida, uma constante. Ora, o parâmetro com que se tem medido e com que se investe contra o silêncio do pensamento são as possibilidades e os re-cursos de determinado modo de ser, o modo de ser discursivo da razão e da operação. Toda dificuldade não está, pois, na obscuridade do silêncio, mas na resistência em se alterar o paradigma que até então dominou toda a compreensão a serviço do conhecimento. Considera-se, portanto, o silêncio do pensamento obscuro porque é difícil livrar-se dessa dominação discursiva da razão" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O pensamento do silêncio". In: SHUBACK, Márcia C. (org.). Ensaios de filosofia. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 241.