Dança

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A profunda ligação e integração de [[corpo]] e dança não é simplesmente uma questão] de [[posição|posicionamento]] artístico ou estético, mas, sim, poético-onto-fenomenológico. Diz Capra, citando Varela e Coutinho: "[...] a dança mútua entre [[sistema]] imunológico e corpo [...] permite que o corpo tenha uma [[identidade]] mutável e plástica ao longo de toda a sua vida e seus múltiplos encontros" (1).
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:A profunda ligação e integração de [[corpo]] e dança não é simplesmente uma [[questão]] de [[posição|posicionamento]] artístico ou estético, mas, sim, poético-onto-fenomenológico. Diz Capra, citando Varela e Coutinho: "[...] a dança mútua entre [[sistema]] imunológico e corpo [...] permite que o corpo tenha uma [[identidade]] mutável e plástica ao longo de toda a sua vida e seus múltiplos encontros" (1).
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:(1) CAPRA, Fritjof. ''A teia da vida''. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 220.
:(1) CAPRA, Fritjof. ''A teia da vida''. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 220.
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:O que há de essencial na dança é que ela incorpora a [[música]] a partir do que é comum a ambas, o silêncio, e a faz desabrochar nas possibilidades de advir ao [[visão|ver]], onde comparecem o figurar e o [[vazio]], enquanto ''poíesis'', o vigor do poético. Mas é necessária uma reflexão especial porque, embora a dança se funde no ver/[[imagem]], também não incorpora a imagem-conceito-[[representação]]. Se a música faz presente a escuta, a dança faz presente a figuração-imagem, mas sem representação. A dança se dá na [[tensão]] [[vazio]]/[[gesto]]. E aí é necessário pensar a ''poíesis''-verbo noutras dimensões e medidas. Todo andar, se mover, [[lugar]] e mundo já são dança. Ela vai estar articulada à [[dzoé]], à vida como ''psyché''-respiração, a Hermes como verbo-''poíesis'' -- ou seja, ao vigor poético.
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:O que há de essencial na dança é que ela incorpora a [[música]] a partir do que é comum a ambas, o [[silêncio]], e a faz desabrochar nas possibilidades de advir ao [[visão|ver]], onde comparecem o figurar e o [[vazio]], enquanto ''poíesis'', o vigor do poético. Mas é necessária uma reflexão especial porque, embora a dança se funde no ver/[[imagem]], também não incorpora a imagem-conceito-[[representação]]. Se a música faz presente a escuta, a dança faz presente a figuração-imagem, mas sem representação. A dança se dá na [[tensão]] vazio/[[gesto]]. E aí é necessário pensar a ''poíesis'' - verbo noutras dimensões e medidas. Todo andar, se mover, [[lugar]] e mundo já são dança. Ela vai estar articulada à [[dzoé]], à vida como ''psyché'' - respiração -, a Hermes como verbo - ''poíesis'' - ou seja, ao vigor poético.
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:O [[movimento]] é a grande questão para os filósofos gregos e pensadores originários. A solução de Galileu para o movimento foi achada na redução do movimento à equação matemática. Matematizar o movimento é a solução moderna e científica. A metafísica já o fizera através da substituição da questão pelo conceito. Por isso, há uma profunda simbiose entre técnica e matemática. Daí o movimento preciso. Nessa precisão técnica muitas vezes se resolve e conceitua o gesto e a dança como gestos. Contudo, essencialmente, o movimento só é dança quando ele se manifesta como sentido e essência do agir. É que na e pela ação poética o ser humano chega a ser o que é. Ora, os gregos, ao movimento como essência e sentido do agir, chamavam poiesis. Esta ''poíesis'' é sempre essencialmente um agir da ''phýsis''/nascividade/natureza. Por isso, Heidegger diz a propósito de ''phýsis'' como surgir: "[...] podemos ainda pensar o surgir como quando o homem, concentrando o olhar, surge para si mesmo, como no discurso o mundo surge para o homem e com ele se reúne a fim de que o próprio homem se revele, COMO O ÂNIMO SE DESDOBRA NOS GESTOS, como sua essência persegue o desvelamento num jogo, como sua essência se manifesta na simples existência" (1).  
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:O [[movimento]] é a grande questão para os filósofos gregos e pensadores originários. A solução de Galileu para o movimento foi achada na redução do movimento à equação matemática. Matematizar o movimento é a solução moderna e científica. A metafísica já o fizera através da substituição da [[questão]] pelo [[conceito]]. Por isso, há uma profunda simbiose entre técnica e matemática. Daí o movimento preciso. Nessa precisão técnica muitas vezes se resolve e conceitua o gesto e a dança como gestos. Contudo, essencialmente, o movimento só é dança quando ele se manifesta como sentido e essência do [[agir]]. É que na e pela ação poética o ser humano chega a ser o que é. Ora, os gregos, ao movimento como essência e sentido do agir, chamavam ''poíesis''. Esta ''poíesis'' é sempre essencialmente um agir da ''phýsis''/nascividade/natureza. Por isso, Heidegger diz a propósito de ''phýsis'' como surgir: "[...] podemos ainda pensar o surgir como quando o homem, concentrando o olhar, surge para si mesmo, como no discurso o mundo surge para o homem e com ele se reúne a fim de que o próprio homem se revele, como o ânimo se desdobra nos gestos, como sua essência persegue o desvelamento num jogo, como sua essência se manifesta na simples existência" (1).  
:O ânimo se desdobrando nos gestos é a essência da dança. Fique, porém, claro que a palavra ânimo, de anima, alma, traduz o termo grego ''psykhé'', que quer dizer o movimento vital de inspirar e expirar no respirar: o livre viver.
:O ânimo se desdobrando nos gestos é a essência da dança. Fique, porém, claro que a palavra ânimo, de anima, alma, traduz o termo grego ''psykhé'', que quer dizer o movimento vital de inspirar e expirar no respirar: o livre viver.
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 101.
:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 101.

Edição de 14h29min de 13 de Setembro de 2009

1

A profunda ligação e integração de corpo e dança não é simplesmente uma questão de posicionamento artístico ou estético, mas, sim, poético-onto-fenomenológico. Diz Capra, citando Varela e Coutinho: "[...] a dança mútua entre sistema imunológico e corpo [...] permite que o corpo tenha uma identidade mutável e plástica ao longo de toda a sua vida e seus múltiplos encontros" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 220.


2

O que há de essencial na dança é que ela incorpora a música a partir do que é comum a ambas, o silêncio, e a faz desabrochar nas possibilidades de advir ao ver, onde comparecem o figurar e o vazio, enquanto poíesis, o vigor do poético. Mas é necessária uma reflexão especial porque, embora a dança se funde no ver/imagem, também não incorpora a imagem-conceito-representação. Se a música faz presente a escuta, a dança faz presente a figuração-imagem, mas sem representação. A dança se dá na tensão vazio/gesto. E aí é necessário pensar a poíesis - verbo noutras dimensões e medidas. Todo andar, se mover, lugar e mundo já são dança. Ela vai estar articulada à dzoé, à vida como psyché - respiração -, a Hermes como verbo - poíesis - ou seja, ao vigor poético.


- Manuel Antônio de Castro


3

O movimento é a grande questão para os filósofos gregos e pensadores originários. A solução de Galileu para o movimento foi achada na redução do movimento à equação matemática. Matematizar o movimento é a solução moderna e científica. A metafísica já o fizera através da substituição da questão pelo conceito. Por isso, há uma profunda simbiose entre técnica e matemática. Daí o movimento preciso. Nessa precisão técnica muitas vezes se resolve e conceitua o gesto e a dança como gestos. Contudo, essencialmente, o movimento só é dança quando ele se manifesta como sentido e essência do agir. É que na e pela ação poética o ser humano chega a ser o que é. Ora, os gregos, ao movimento como essência e sentido do agir, chamavam poíesis. Esta poíesis é sempre essencialmente um agir da phýsis/nascividade/natureza. Por isso, Heidegger diz a propósito de phýsis como surgir: "[...] podemos ainda pensar o surgir como quando o homem, concentrando o olhar, surge para si mesmo, como no discurso o mundo surge para o homem e com ele se reúne a fim de que o próprio homem se revele, como o ânimo se desdobra nos gestos, como sua essência persegue o desvelamento num jogo, como sua essência se manifesta na simples existência" (1).
O ânimo se desdobrando nos gestos é a essência da dança. Fique, porém, claro que a palavra ânimo, de anima, alma, traduz o termo grego psykhé, que quer dizer o movimento vital de inspirar e expirar no respirar: o livre viver.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 101.
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