Ascensão

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "Caminho de passagens e paragens quer dizer aqui o processo poético de incorporação do que cada ser humano já desde sempre é no...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "[[Caminho]] de [[passagens]] e [[paragens]] quer [[dizer]] aqui o [[processo]] [[poético]] de [[incorporação]] do que cada [[ser humano]] já desde sempre [[é]] no que lhe é [[próprio]], em sua [[identidade]] de [[diferenças]]. Por isso, a [[incorporação]] pressupõe [[passagens]] e [[paragens]]. Estas indicam um [[movimento]] [[poético]] de [[ascensão]] e [[descensão]], de [[desvelamento]] e [[velamento]], de [[pôr]] e [[depor]], que vão dando [[corpo]] ao que somos, e este não deve ser confundido com [[organismo]]" (1).
+
: "[[Caminho]] de [[passagens]] e [[paragens]] quer [[dizer]] aqui o [[processo]] [[poético]] de [[incorporação]] do que cada [[ser humano]] já desde sempre [[é]] no que lhe é [[próprio]], em sua [[identidade]] de [[diferenças]]. Por isso, a [[incorporação]] pressupõe [[passagens]] e [[paragens]]. Estas indicam um [[movimento]] [[poético]] de [[ascensão]] e [[descensão]], de [[desvelamento]] e [[velamento]], de [[pôr]] e [[depor]], que vão dando [[corpo]] ao que somos, e este não deve ser confundido com [[organismo]]. O que entendemos por [[ascensão]] e [[descensão]] indicamos numa [[imagem-questão]]: a árvore tanto mais ascende ao [[livre]] [[aberto]] do [[céu]]-[[mundo]] quanto mais desce com suas raízes às [[misteriosas]] entranhas da [[mãe-terra]].

Edição de 20h53min de 26 de Setembro de 2019

1

"Caminho de passagens e paragens quer dizer aqui o processo poético de incorporação do que cada ser humano já desde sempre é no que lhe é próprio, em sua identidade de diferenças. Por isso, a incorporação pressupõe passagens e paragens. Estas indicam um movimento poético de ascensão e descensão, de desvelamento e velamento, de pôr e depor, que vão dando corpo ao que somos, e este não deve ser confundido com organismo. O que entendemos por ascensão e descensão indicamos numa imagem-questão: a árvore tanto mais ascende ao livre aberto do céu-mundo quanto mais desce com suas raízes às misteriosas entranhas da mãe-terra.


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 200.