Meditação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 22h19min de 15 de março de 2019 por Profmanuel (Discussão | contribs)

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Fernando Sabino, no livro O grande mentecapto, descreve-nos o personagem Viramundo entrando em uma igreja para meditar. Dentro da igreja, pergunta-se: meditar o quê? Quando assim pergunta, jamais poderá meditar, porque parte do pressuposto de que somos nós que meditamos, que chegamos e alcançamos "o que" vai ser meditado. Aí nunca haverá meditação, pois meditar é deixar-se ser possuído pelo mistério, pelas questões, é abandonar-se ativamente à invasão e à posse das e pelas questões. Elas, se meditarmos, se aproximarão silenciosas e sub-reptícias tomando posse de nós no silêncio e repouso pleno de fala e sentido. É o agir ético-poético do silêncio. Sua etimologia é a raiz indo-europeia med-, com o sentido de pausar, refletir, medir, pesar, julgar e cuidar de, a mesma que originou a palavra médico.


- Manuel Antônio de Castro


Ver também:
*Tempo


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"Os budistas consideram que o espírito está sempre desperto. A consciência e a compaixão são sua natureza [essência]. Para descobri-la e saboreá-la plenamente, o Buda ensinou diversos métodos de meditação. Sejam quais forem as práticas que nós utilizamos, todas são destinadas a aumentar a nossa atenção e nossa consciência despertada, a reforçar nosso sentimento de paz interior, bem como a melhorar nossa capacidade de lidar com nossas emoções" (1).


Referência:
(1) PANLOP RINPOCHÉ, Dzogehen. "Apêndice I - Instruções para a prática da meditação". In: ------. Buda rebelde - sobre o caminho da libertação.Traduzido do americano por Philippe delamare. Marabout. Belfon, um Departamento de Place des éditeurs, 2012, para a tradução francesa. Tradução do francês para o português de Manuel Antônio de Castro.
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