Cinema

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: O grego pensa a realidade que não cessa de mudar a partir de quatro movimentos (ver [[movimento]]. Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo [[tempo]], [[fenômeno]], [[representação]], cinema, [[imagem]], processo, [[visão]]. A [[palavra]] [[cinema]] vem diretamente da palavra grega que diz movimento: ''kinesis''.
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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"O teatro e o cinema indiscutivelmente são duas [[formas]] de trabalho de imensa carga erótica. O diretor tenta ser perfeito como pessoa, como artista, em todos os sentidos. E os atores e atrizes também tentam ser perfeitos. E isso pode facilmente gerar tensões incrivelmente prazerosas" (1).
"O teatro e o cinema indiscutivelmente são duas [[formas]] de trabalho de imensa carga erótica. O diretor tenta ser perfeito como pessoa, como artista, em todos os sentidos. E os atores e atrizes também tentam ser perfeitos. E isso pode facilmente gerar tensões incrivelmente prazerosas" (1).
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: (1) BERGMAN, Ingmar. Fala dele no filme: ''A ilha de Bergman''. Direção de Marie Nyreröd, 2004.
: (1) BERGMAN, Ingmar. Fala dele no filme: ''A ilha de Bergman''. Direção de Marie Nyreröd, 2004.
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Edição de 13h55min de 14 de Junho de 2016

1

O grego pensa a realidade que não cessa de mudar a partir de quatro movimentos (ver movimento. Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo tempo, fenômeno, representação, cinema, imagem, processo, visão. A palavra cinema vem diretamente da palavra grega que diz movimento: kinesis.


- Manuel Antônio de Castro


2

"O teatro e o cinema indiscutivelmente são duas formas de trabalho de imensa carga erótica. O diretor tenta ser perfeito como pessoa, como artista, em todos os sentidos. E os atores e atrizes também tentam ser perfeitos. E isso pode facilmente gerar tensões incrivelmente prazerosas" (1).


Referência:
(1) BERGMAN, Ingmar. Fala dele no filme: A ilha de Bergman. Direção de Marie Nyreröd, 2004.

2

"Amo muito o cinema. Eu mesmo ainda não sei muita coisa: se, por exemplo, meu trabalho corresponderá exatamente à concepção que tenho, ao sistema de hipóteses com que me defronto atualmente. Além do mais, as tentações são muitas: a tentação dos lugares-comuns, das ideias artísticas dos outros. Em geral, na verdade, é tão fácil rodar uma cena de modo requintado, de efeito, para arrancar aplausos... Mas basta voltar-se nessa direção e você está perdido. Por meio do cinema, é necessário situar os problemas mais complexos do mundo moderno no nível dos grandes problemas que, ao longo dos séculos, foram objetos da literatura, da música e da pintura. É preciso buscar, buscar sempre de novo, o caminho, o veio ao longo do qual deve mover-se a arte do cinema" (1).


Referência:
(1) TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins, 2010. Texto da Orelha do livro.
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