Concertar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", '''ensaio''' não publicado.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Telos]] e [[sentido]]", '''ensaio''' não publicado.
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Edição de 22h01min de 25 de Julho de 2025

Tabela de conteúdo

1

"Todo consertar enquanto produzir se funda no Ser e se dirige ao ente. O concertar, ao contrário, deixa-se requisitar pelo Ser a fim de proferir-lhe a verdade. O poietizar con-suma esse deixar-se" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio não publicado.

2

"O princípio, arkhé, advindo à sua plenitude é o télos. É a não-causalidade. Guimarães Rosa comemorando no poético a memória enquanto unidade do acontecer, denominou poeticamente a não-causalidade como sendo o concertar" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio ainda não publicado.

3

"Guimarães Rosa comemorando no poético a memória enquanto unidade do acontecer, denominou poeticamente a não-causalidade como sendo o concertar. É que neste nenhum sujeito age e produz efeitos. O concertar não se transforma em ação por dele emanar um efeito ou por vir a ser aplicado. O concertar age enquanto concerta. Concertar é poietizar" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio ainda não publicado.

4

"Todo consertar enquanto produzir se funda no Ser e se dirige ao ente. O concertar, ao contrário, deixa-se requisitar pelo Ser a fim de proferir-lhe a verdade. O poietizar con-suma esse deixar-se" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio ainda não publicado.
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