Concertar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(2)
Linha 9: Linha 9:
== 2 ==
== 2 ==
: "O [[princípio]], ''[[arkhé]]'', advindo à sua [[plenitude]]] é o ''[[télos]]''. É a [[não-causalidade]]. Guimarães [[Rosa]] comemorando no [[poético]] a [[memória]] enquanto [[unidade]] do [[acontecer]], denominou [[poeticamente]] a [[não-causalidade]] como sendo o [[concertar]]" (1).
: "O [[princípio]], ''[[arkhé]]'', advindo à sua [[plenitude]]] é o ''[[télos]]''. É a [[não-causalidade]]. Guimarães [[Rosa]] comemorando no [[poético]] a [[memória]] enquanto [[unidade]] do [[acontecer]], denominou [[poeticamente]] a [[não-causalidade]] como sendo o [[concertar]]" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", '''ensaio''' ainda não publicado.
 +
 +
== 3 ==
 +
: "Guimarães [[Rosa]] comemorando no [[poético]] a [[memória]] enquanto [[unidade]] do [[acontecer]], denominou [[poeticamente]] a [[não-causalidade]] como sendo o [[concertar]]. É que neste nenhum [[sujeito]] age e produz [[efeitos]]. O [[concertar]] não se transforma em [[ação]] por dele emanar um [[efeito]] ou por vir a ser aplicado. O [[concertar]] age enquanto concerta. [[Concertar]] é [[poietizar]]" (1).

Edição de 02h11min de 13 de Dezembro de 2021

1

"Todo consertar enquanto produzir se funda no Ser e se dirige ao ente. O concertar, ao contrário, deixa-se requisitar pelo Ser a fim de proferir-lhe a verdade. O poietizar con-suma esse deixar-se" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio não publicado.

2

"O princípio, arkhé, advindo à sua plenitude] é o télos. É a não-causalidade. Guimarães Rosa comemorando no poético a memória enquanto unidade do acontecer, denominou poeticamente a não-causalidade como sendo o concertar" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio ainda não publicado.

3

"Guimarães Rosa comemorando no poético a memória enquanto unidade do acontecer, denominou poeticamente a não-causalidade como sendo o concertar. É que neste nenhum sujeito age e produz efeitos. O concertar não se transforma em ação por dele emanar um efeito ou por vir a ser aplicado. O concertar age enquanto concerta. Concertar é poietizar" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Telos e sentido", ensaio ainda não publicado.
Ferramentas pessoais