PanteÃsmo
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Profmanuel (Discussão | contribs)
(Criou página com '== 1 == : "Só uma inteligência infinita poderia abranger o infinito. Isto, no entanto, não significa que não possamos ter nenhum conhecimento do [[ser absolut...')
Edição posterior →
Edição de 22h25min de 11 de Agosto de 2020
1
- "Só uma inteligência infinita poderia abranger o infinito. Isto, no entanto, não significa que não possamos ter nenhum conhecimento do ser absoluto, ou seja, que devamos professar um agnosticismo radical. Dizer que podemos abranger o infinito é implicitamente afirmar o panteÃsmo. Negar, de todo, qualquer possibilidade de conhecer o infinito é cair no extremo oposto, o agnosticismo" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. MetafÃsica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.