Verdade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A tese central de [[Heidegger]] em ''A origem da obra de arte'' é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o [[real]] se dando como [[presença]], enquanto florescência, é presença. E presença é sempre [[corpo]] denso e inteiro, tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.
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:A tese central de [[Heidegger]] em ''A origem da obra de arte'' (1) é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o [[real]] se dando como [[presença]], enquanto florescência, é presença. E presença é sempre [[corpo]] denso e inteiro, tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:(1) HEIDEGGER, Martin. A Origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1992.
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:O [[verdadeiro]] diz sempre respeito ao sendo em seus atributos. A verdade diz originariamente respeito ao [[Ser]] do sendo, pela e na qual o sendo chega a Ser o que é: sendo do Ser.
:O [[verdadeiro]] diz sempre respeito ao sendo em seus atributos. A verdade diz originariamente respeito ao [[Ser]] do sendo, pela e na qual o sendo chega a Ser o que é: sendo do Ser.

Edição de 22h36min de 20 de janeiro de 2009

1

A tese central de Heidegger em A origem da obra de arte (1) é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o real se dando como presença, enquanto florescência, é presença. E presença é sempre corpo denso e inteiro, tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A Origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 1992.

2

O verdadeiro diz sempre respeito ao sendo em seus atributos. A verdade diz originariamente respeito ao Ser do sendo, pela e na qual o sendo chega a Ser o que é: sendo do Ser.
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