Mímesis
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:Doleizel, Lubomir. A poética ocidental. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990, p. 22 e 23. | :Doleizel, Lubomir. A poética ocidental. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990, p. 22 e 23. | ||
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Edição de 05h50min de 14 de janeiro de 2009
1
- A questão poética articula-se com a questão mundo. A mimesis é o problema da representação, e, por extensão, do problema da criatividade ou do agir, da essência do agir, daí ser necessário ver também o item c) no livro abaixo citado que fala sobre a criatividade poética.
- Referências:
- Doleizel, Lubomir. A poética ocidental. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990, p. 22 e 23.
2
- Em geral trata-se do problema da mimesis numa comparação entre a “coisa” natural e a “coisa” cultural (que pode ser igual, pior ou melhor). Nessa comparação e relação se esquecem duas facetas essenciais. O vigor da physis enquanto manifestação (physis: o vigor dominante daquilo que brota e permanece), ou seja, é pelo próprio vigor da physis que se dá o agir do homem, como se o homem completasse o agir da physis, pois não podemos esquecer que o homem também é physis. A segunda relação é que a mimesis se dá enquanto linguagem, mas esta linguagem não é uma produção da mimesis, mas da própria physis enquanto logos (linguagem). Assim sendo, a grande questão da mimesis eclode na questão da linguagem (sentido e verdade) e da poiesis, enquanto o agir e seu sentido e valor ético. A grande questão da mimesis em Platão está relacionada à sua concepção de verdade e da leitura da physis e da diánoia enquanto logos como eidos. A tradução em Platão do eidos por idéia e a mimesis por representação é equívoca e não corresponde à questão que para Platão está em questão: o que no fluxo das mudanças permanece.