Curiosidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == :"Curiosidade é o açodamento de olhar tudo e não ver nada, é a voracidade de saber tudo e não ser nada. E interessante é tudo que mobiliza sofreguidão ...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"Curiosidade é o açodamento de [[olhar]] tudo e não ver [[nada]], é a voracidade de [[saber]] tudo e não ser nada. E interessante é tudo que mobiliza sofreguidão das trocas e acirra o [[ritmo]] do consumo, sem ter de assumir o peso das mudanças nem a responabilidade ds decisões" (1).
+
: "Curiosidade é o açodamento de [[olhar]] tudo e não ver [[nada]], é a voracidade de [[saber]] tudo e não ser nada. E interessante é tudo que mobiliza sofreguidão das trocas e acirra o [[ritmo]] do consumo, sem ter de assumir o peso das mudanças nem a responabilidade ds decisões" (1).
Linha 6: Linha 6:
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Heidegger e a ética. In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157, abr.-jun., 2004, p. 73.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Heidegger e a ética. In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157, abr.-jun., 2004, p. 73.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: "A [[memória]] de outras [[culturas]], até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo [[paradigma]] [[técnico]] e seus [[valores]]. Em verdade, elas perdem seu [[valor]] de [[vigência]] [[ética]] na [[vida]] das [[pessoas]], porque o seu [[vocabulário]] perdeu a força que lhe dava
 +
a [[vida]] [[ética]]. Seu [[conhecimento]] tornou-se aquele [[conhecimento]] do [[turista]] que chega, olha e passa, dominado inteiramente pela [[curiosidade]]" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A globalização e os desafios do humano". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', 201/202 - ''Globalização, pensamento e arte''. Rio de Janeiro, abr.-set., 2015, p. 21.

Edição de 13h23min de 19 de Julho de 2019

1

"Curiosidade é o açodamento de olhar tudo e não ver nada, é a voracidade de saber tudo e não ser nada. E interessante é tudo que mobiliza sofreguidão das trocas e acirra o ritmo do consumo, sem ter de assumir o peso das mudanças nem a responabilidade ds decisões" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Heidegger e a ética. In: Revista TB, Rio de Janeiro, 157, abr.-jun., 2004, p. 73.


2

"A memória de outras culturas, até milenares, se vê hoje invadida e transmutada pelo paradigma técnico e seus valores. Em verdade, elas perdem seu valor de vigência ética na vida das pessoas, porque o seu vocabulário perdeu a força que lhe dava

a vida ética. Seu conhecimento tornou-se aquele conhecimento do turista que chega, olha e passa, dominado inteiramente pela curiosidade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A globalização e os desafios do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 201/202 - Globalização, pensamento e arte. Rio de Janeiro, abr.-set., 2015, p. 21.
Ferramentas pessoais