Salvação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: - Faltou [[dizer]] aí como o [[grego]] se relacionava com o [[sagrado]]. Note-se que para cada atividade o [[grego]] tinha um [[deus]]. Daí podermos [[dizer]] que o [[sagrado]] tinha uma [[presença]] muito grande na [[vida]] de cada [[grego]] e de todos os [[gregos]]. | : - Faltou [[dizer]] aí como o [[grego]] se relacionava com o [[sagrado]]. Note-se que para cada atividade o [[grego]] tinha um [[deus]]. Daí podermos [[dizer]] que o [[sagrado]] tinha uma [[presença]] muito grande na [[vida]] de cada [[grego]] e de todos os [[gregos]]. | ||
Edição de 04h05min de 29 de janeiro de 2025
1
- A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo, paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245).
- (1). KAZANTZAKIS, Nikos. Testamento para El Greco. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
2
- "O grego do período originário não quer ser salvo nem quer salvar ninguém e por isso não busca nenhum messias e nenhuma doutrina de salvação. Não tem religião. A língua grega não possui nenhuma palavra própria para dizer religião. Religião é um étimo latino e designa uma experiência romana. Mas não quer isto dizer que o grego seja ateu. Apenas seus deuses não são salvadores e sua experiência histórica não inclui nenhuma missão redentora nem individual nem racional nem universal" (1).
- - Faltou dizer aí como o grego se relacionava com o sagrado. Note-se que para cada atividade o grego tinha um deus. Daí podermos dizer que o sagrado tinha uma presença muito grande na vida de cada grego e de todos os gregos.
- Referência: