Verdade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A tese central de [[Heidegger]] em ''A origem da obra de arte'' é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o [[real]] se dando como [[presença]], enquanto florescência, é presença. E presença é sempre corpo denso e [[inteiro]], tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.
:A tese central de [[Heidegger]] em ''A origem da obra de arte'' é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o [[real]] se dando como [[presença]], enquanto florescência, é presença. E presença é sempre corpo denso e [[inteiro]], tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.

Edição de 13h17min de 15 de janeiro de 2009

1

A tese central de Heidegger em A origem da obra de arte é a de que arte é verdade e a obra é a verdade operando. Mas então o que Heidegger entende por verdade é o real eclodindo, desvelando-se na disputa com o velar-se. Por isso, à verdade corresponderá a não-verdade. Então verdade enquanto desvelamento é o real se dando como presença, enquanto florescência, é presença. E presença é sempre corpo denso e inteiro, tendendo à plenitude, à esfericidade. E isso é o ser humano.


2

O verdadeiro diz sempre respeito ao sendo em seus atributos. A verdade diz originariamente respeito ao Ser do sendo, pela e na qual o sendo chega a Ser o que é: sendo do Ser.



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