Tudo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:        (ROSA, João Guimarães. ''Tutameia''. Rio, José Olympio, 1967, p. 12)
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: "Auscultando não a mim, mas ao ''Logos'', é sábio concordar : [[tudo]] é [[um]]" (1). Sem dúvida nenhuma, o ''[[Logos]]'' é o [[sentido]] de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-realaciona, pois o ''[[Logos]]'', enquanto [[sentido]], é a [[linguagem]] que dá [[unidade]] a [[tudo]], uma vez que a [[tudo]] perpassa. De um modo ou de outro, a [[realidade]] somente se torna [[realidade]], isto é, [[unidade]] de [[tudo]], na [[medida]] em que tal tornar-se da [[realidade]] é o que denominamos [[mundo]]. É por isso que sem ''[[Logos]]'' não poderia haver a [[verdade]] da [[realidade]], ou seja, a sua [[manifestação]] ou [[aletheia]], como apreenderam e compreenderam os gregos o que é [[verdade]]. [[É]] pelo [[uno]] que tudo [[é]] e [[é]] na [[medida]] em que o [[Ser]] [[é]] o [[uno]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: (1) HERÁCLITO. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.

Edição de 14h50min de 6 de Agosto de 2017

1

O silêncio proposital dá a maior possibilidade de música.
Se viemos do nada é claro que vamos para o tudo.
(ROSA, João Guimarães. Tutameia. Rio, José Olympio, 1967, p. 12)


2

"Auscultando não a mim, mas ao Logos, é sábio concordar : tudo é um" (1). Sem dúvida nenhuma, o Logos é o sentido de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-realaciona, pois o Logos, enquanto sentido, é a linguagem que dá unidade a tudo, uma vez que a tudo perpassa. De um modo ou de outro, a realidade somente se torna realidade, isto é, unidade de tudo, na medida em que tal tornar-se da realidade é o que denominamos mundo. É por isso que sem Logos não poderia haver a verdade da realidade, ou seja, a sua manifestação ou aletheia, como apreenderam e compreenderam os gregos o que é verdade. É pelo uno que tudo é e é na medida em que o Ser é o uno.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HERÁCLITO. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.
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