Tradição
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == :A palavra tradição vem do latim: ''trans-dicere'', o levar além, no decorrer do tempo, o dizer, o dito e, assim, estabelecido como manifestação e [[sentido]...') |
(→1) |
||
Linha 4: | Linha 4: | ||
- [[Manuel Antônio de Castro]] | - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :"... tradição não é [[substância]] de [[conhecimentos]] ou de relatos, mas é o caráter mais intrínseco da nossa [[historicidade]]. Através dela, a nossa própria determinação é levada sobre nós e, através dela, somos lançados no [[futuro]]. Neste lance aquilo que está sendo vem ao nosso encontro a partir do futuro. Por isso, nós designamos este acontecer como o "futuro". Ele não vem ao nosso encontro sem mais nem menos, mas só quando nós estamos em condições de seguir a tradição, de assumi-la, em vez de nos perdermos e desperdiçarmos nas ocupações do atual" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
+ | |||
+ | :HEIDEGGER, Martin. ''Lógica''. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008, p. 186. |
Edição de 03h29min de 18 de março de 2011
1
- A palavra tradição vem do latim: trans-dicere, o levar além, no decorrer do tempo, o dizer, o dito e, assim, estabelecido como manifestação e sentido da realidade. A tradição poderia ser pensada em contraposição ao circunstancial, mas, por outro lado, ela não pode ser comfundida com o passado. Este, cronologicamente, é o que já não é mais presente nem futuro. A tradição que não se confunde com o passado é aquela que tem o vigor do produzir o futuro. Quando a tradição não tem mais vigência de futuro é que ela perdeu a força geradora, o mítico, e se tranformou em ritos formais.
2
- "... tradição não é substância de conhecimentos ou de relatos, mas é o caráter mais intrínseco da nossa historicidade. Através dela, a nossa própria determinação é levada sobre nós e, através dela, somos lançados no futuro. Neste lance aquilo que está sendo vem ao nosso encontro a partir do futuro. Por isso, nós designamos este acontecer como o "futuro". Ele não vem ao nosso encontro sem mais nem menos, mas só quando nós estamos em condições de seguir a tradição, de assumi-la, em vez de nos perdermos e desperdiçarmos nas ocupações do atual" (1).
- Referência:
- HEIDEGGER, Martin. Lógica. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008, p. 186.