Número
De Dicionário de Poética e Pensamento
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:"Dizia Pitágoras que o par é o ''apeiron'', o ilimitado, porque, entre suas duas partes, resta o [[nada]], enquanto o Ãmpar é ''peras'', limitado, porque ao dividi-lo em duas partes iguais, subsiste sempre [[entre]] elas uma [[unidade]] indivisÃvel, que é o ''par-Ãmpar'': | :"Dizia Pitágoras que o par é o ''apeiron'', o ilimitado, porque, entre suas duas partes, resta o [[nada]], enquanto o Ãmpar é ''peras'', limitado, porque ao dividi-lo em duas partes iguais, subsiste sempre [[entre]] elas uma [[unidade]] indivisÃvel, que é o ''par-Ãmpar'': | ||
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O número é para Pitágoras uma combinação, uma [[harmonia]] do par e do Ãmpar, da paridade e da imparidade" (1). | O número é para Pitágoras uma combinação, uma [[harmonia]] do par e do Ãmpar, da paridade e da imparidade" (1). |
Edição de 09h41min de 14 de fevereiro de 2010
1
"O número (arithmós), enquanto tal, é a ordenação harmônica do par e do Ãmpar, do ilimitado e do limitado, do infinito e do finito" (1).
- Referência:
- (1) SANTOS, Mário Ferreira dos. Pitágoras e o tema do número. São Paulo: Logos, 1959, p.86.
2
- "Dizia Pitágoras que o par é o apeiron, o ilimitado, porque, entre suas duas partes, resta o nada, enquanto o Ãmpar é peras, limitado, porque ao dividi-lo em duas partes iguais, subsiste sempre entre elas uma unidade indivisÃvel, que é o par-Ãmpar:
Par: . | . Ãmpar: . ! .
O número é para Pitágoras uma combinação, uma harmonia do par e do Ãmpar, da paridade e da imparidade" (1).
- Referência:
- (1) SANTOS, Mário Ferreira dos. Pitágoras e o tema do número. São Paulo: Logos, 1959, p. 86.