Ceticismo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "O primeiro [[problema]] [[filosófico]] focalizado por [[Agostinho]], logo após a [[conversão]], foi o dos [[fundamentos]] do [[conhecimento]], para o qual necessitava urgente uma [[resposta]] [[racional]]. Antes debatera-se dentro dos [[limites]] do [[ceticismo]] da Nova Academia platônica, dominada pelas [[análises]] de Arcesilau (315-241 a. C.) e Carnéades (214-129 a. C.) que sustentavam a [[tese]] de que não é [[possível]] encontrar um [[critério]] de [[evidência]] [[absoluta]] e indiscutível, o [[conhecimento]] limitando-se ao meramente verossímel, provável ou persuasivo" (1).  
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: Ver também o verbete: [[Cético]].

Edição atual tal como 20h32min de 4 de fevereiro de 2025

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"O primeiro problema filosófico focalizado por Agostinho, logo após a conversão, foi o dos fundamentos do conhecimento, para o qual necessitava urgente uma resposta racional. Antes debatera-se dentro dos limites do ceticismo da Nova Academia platônica, dominada pelas análises de Arcesilau (315-241 a. C.) e Carnéades (214-129 a. C.) que sustentavam a tese de que não é possível encontrar um critério de evidência absoluta e indiscutível, o conhecimento limitando-se ao meramente verossímel, provável ou persuasivo" (1).
Ver também o verbete: Cético.


Referência:,
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XV.
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